No enfrentamento a uma das maiores crises sanitárias mundial, que afetou a vida de milhares de pessoas, a rotina dos trabalhadores das áreas da saúde mudou completamente desde o início da pandemia do novo coronavírus. Trabalhadores da linha de frente contra a Covid- 19 estão esperançosos com a chegada de mais vacinas para a segunda dose que será distribuída no Estado de Mato Grosso.
Em entrevista exclusiva para o Site 360news a enfermeira Esmeraldina Santos da Silva, que está na linha de frente contra a Covid -19 diz que não é nada fácil. Ela relata um pouco dessa experiência marcante de poder atender as pessoas, principalmente os mais idosos. E faz questão de destacar o quanto “ama sua profissão,” neste luta durante esses 30 anos e pretende continuar nesta batalha ajudando a quem realmente precisa.
Esmeraldina é técnica em enfermagem com formação em Biologia, e trabalha no Hospital Adalto Botelho PSF do bairro Lixeira. Efetiva tanto no Estado como na Prefeitura de Cuiabá.
Ela relata que desde o ano de 2020 está na linha de frente no combate ao coronavírus. A situação é muito desgastante até hoje, já se passou mais de um ano e a experiência é muito desgastante, ver todo aquele transtorno que não era apenas o Estado de Mato Grosso, mas sim no mundo inteiro. E pôde presenciar juntamente com os outros colegas de trabalho, onde muitos pacientes morreram, pois naquela época não havia nenhum tipo de protocolo.
Esmeraldina explica que muitos colegas de trabalho na linha de frente acabaram não resistindo ao Coronavírus. Ela também adoeceu e teve sintomas leves e por não ter o Kit Covid, “acabou sendo uma experiência angustiante e difícil”, relembra.
Quando veio a notícia que a vacina seria distribuída no Brasil e direcionada a todos os estados de Mato Grosso, como Profissional da Saúde ficou cheia de esperança. No momento ela está como voluntária e já tomou as duas doses da vacina Coronavac. Ela ressalta que está amando este momento e poder ter a oportunidade de conseguir receber os idosos na faixa etária de 85 anos e fica imensamente feliz de ver os parentes, os filhos estarem cuidando e protegendo muito bem desses idosos.
O novo protocolo do kit covid aplicado em centenas de pacientes, mesmo não sendo aprovado pela Anvisa, acabou salvando vidas. O correto é ir ao médico quando sentir os primeiros sintomas e assim poder usar o Kit Covid com a orientação médica. Os atendimentos também ocorreram em diversos bairros da capital.
Após abrir o Centro de Triagem na Arena Pantanal, descongestionaram as superlotação de pessoas nos Postos de Saúde Família e os atendimentos passaram a ser ocorridos no bairro Verdão. Com toda a estrutura montada na Arena, para fazer o acolhimento do paciente e passar pela triagem, somente depois de ser atendido que é direcionado à farmácia para obter o Kit Covid.
Hoje os Agentes de Saúde do Estado de Mato Grosso estão atendendo os pacientes pelo grupo de Whatsapp no qual todas as informações são repassadas, orientando a população, devido o decreto que foi estabelecido por causar aglomeração de pessoas.
A grande preocupação é com a 2º onda da pandemia do Covid-19, e pelo vírus estar sendo modificado e infectando tanto adultos, como jovens e crianças também sendo sintomáticos ou não. E a maioria da população vive como se o vírus não existisse, pois teremos que conviver ainda neste ano de 2021 com este vírus.
A enfermeira Esmeraldina avalia que se a população usar todas as medidas cabíveis, se protegendo e usando a máscara, o álcool em gel ou spray e não se aglomerar em festas pela cidade, é possível se resguardar dessa pandemia. E que esse vírus veio para mudar o comportamento do homem que estava muito agitado, em relação a higiene, a proteção de seus entes queridos que estavam tão distantes de toda a família. Agora o mundo em geral, está voltado para suas famílias e mesmo com suas religiões, todos rezam, tem fé e acreditam que haja cura para essa doença do Coronavírus.
Novo exame na Arena
O Centro de Triagem instalado na Arena Pantanal já fez 100 mil atendimentos. Desde a implantação eram feitos testas rápidos de sangue, mas isso irá mudar. O Estado já comprou 100 mil exames, destes, 80 mil estão em estoque. A nova análise se assemelha a do PCR, mas com a rapidez e custo do teste rápido.
O paciente que se dirige ao Centro passa por um circuito de atendimento até chegar ao teste, que é coletado por meio de hastes inseridas nas narinas para coletas a secreção que será analisada.
AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE:
-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;
-Clique em pré-cadastro;
-Clique em agendar 2ª dose;
-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;
-Imprima o QR Code da 2ª dose, juntamente com a declaração de que é um trabalhador da saúde (que está na mesma página do QR Code). Essa declaração deve ser assinada e carimbada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde;
No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code com a declaração assinada e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.
Cadastro completo
As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.
Para evitar aglomeração, estão sendo liberados 500 agendamentos para a segunda dose por dia, porque a vacinação de quem ainda não se imunizou continua normalmente.
Reportagem de Elisa Ribeiro, jornalista 360 News.