Com mais de 20 anos de experiência em marketing de bens de consumo – metade disso atuando na BRF –, Luiz Franco assume o departamento de inovação da empresa de alimentos. Ele foi diretor de marketing do mercado halal (que significa permitido, em árabe), em Dubai, liderou durante três anos a unidade de negócios BRF Ingredientes e agora será responsável pela estratégia das marcas da empresa, que envolve nomes como Sadia, Perdigão e Qualy.
O C-Suite desta semana também traz movimentações nas áreas de tecnologia, automóveis e beleza. Carolyn Henry é a nova vice-presidente de marketing da Intel e líder do setor no continente americano. Silene Chiconini assume o cargo de diretora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Volkswagen para a América do Sul. Fábio Barbosa é o novo CEO da Natura & Co.
Forbes: Quais foram os principais aprendizados da sua carreira?
Luiz Franco: Primeiramente, o foco no consumidor pois é ele quem nos remunera, que atribui valor e decide entre o nosso sucesso e nosso fracasso. Também precisa investir nas pessoas. Você precisa engajar os seus pares, as pessoas que trabalham com você, seus clientes. Se você não prestar atenção em pessoas é muito difícil fazer marketing hoje em dia, onde a verdade prevalece.
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F: Quais as habilidades mais importantes para trabalhar na sua área?
LF: Você precisa ser analítico o bastante para saber priorizar, saber qual das oportunidades você vai escolher, entender o que está acontecendo em termos de cenário econômico.
F: O que você vai trazer da sua trajetória para esse novo cargo e quais desafios deve enfrentar?
LF: Primeiro, a tranquilidade de quem já passou por alguns ciclos importantes na BRF e, por outro, o censo de urgência e a velocidade de quem quer ver essa empresa retomar o crescimento muito forte. A situação econômica do país hoje é um desafio. De um lado, você tem a inflação e de outro você tem o achatamento da renda do consumidor. Mas, colocando as pessoas no centro, elas ainda querem ter momentos de indulgência e possibilitar isso é o nosso objetivo.
POR: Fernanda de Almeida