O Waze tem lutado para crescer dentro do Google, da Alphabet Inc, disse o ex-executivo do aplicativo de navegação, renovando as preocupações sobre se foi sufocado pela aquisição de US $ 1 bilhão do gigante das buscas em 2013.
Mais de 140 milhões de motoristas em todo o mundo usam o Waze mensalmente, contra 10 milhões quando ele foi adquirido, de acordo com uma postagem no blog de quarta-feira de Noam Bardin, que deixou o local em 31 de janeiro após dirigir o Waze desde 2009.
Mas o uso do Waze é estável em alguns países, pois o Google Maps recebe uma promoção significativa, e o Waze perdeu dinheiro porque se concentra em um aplicativo de carona pouco usado e busca um negócio de publicidade que mal chega ao império do Google, de acordo com entrevistas com 11 ex-funcionários Ao longo do último ano.
Em meio a um maior escrutínio de “aquisições matadoras” destinadas a neutralizar concorrentes em potencial, críticos antitruste e legisladores dos EUA nos últimos meses questionaram se as autoridades de concorrência fracassaram ao permitir que o Google comprasse o Waze.
“Provavelmente poderíamos ter crescido mais rápido e com muito mais eficiência se tivéssemos permanecido independentes”, escreveu Bardin, observando que o Google impôs restrições ao Waze e copiou suas ideias para o Google Maps.