Visando os lucros, um empreendedor está sempre em busca de ferramentas e técnicas que podem ajudar no aumento de receita. A cada dia que passa, a internet se torna o meio de comunicação mais abrangente para se conectar com o público. Veja como o copywriting pode ajudar nas vendas e na comunicação do seu negócio. 

O que é copywriting?

Copywriting é a técnica e o campo de atuação, no qual são produzidos materiais para campanhas de marketing, que visam o convencimento do leitor a comprar determinado produto. 

O produto do copywriting é o copy, um tipo de redação produzida para com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre uma marca ou produto e persuadir uma pessoa ou um grupo.

A redação publicitária é diferente do copy. Enquanto o copy visa a persuasão de uma pessoa ou grupo, a redação publicitária trabalha com toda a linguagem de uma peça de publicidade, abarcando os aspectos visuais, imagéticos e o textual.

Papel do copywriting no empreendimento

O papel mais visível do copywrting no seu negócio é o fato de que ele está preocupado em se comunicar com o seu público. Os gatilhos mentais – arma muito importante para o copywriter – buscam envolver o leitor dentro da necessidade de compra.

Outro fator importante é a humanização do seu produto. Caito Maia, criador da marca Chilli Beans, costuma dizer que sua empresa não vende óculos, mas sim um estilo, um modo de enxergar a vida. As pessoas procuram valores nas coisas que compram e não apenas um commodity.

Quando seu público perceber que a sua empresa está preocupada em vender valores e ideias, o copy começará a entregar resultados, a comunicação estará se conectando com a necessidade dos seus clientes.

Planejamento básico do copywriting 

Em primeiro lugar o copywriter terá que fazer o branding da marca, ação que o ajudará a estabelecer as necessidades do público em relação ao produto ofertado. Essa é a parte mais importante, aqui é decidida a persona para qual o produto será ofertado. 

Seguindo a estratégia, o segundo ponto é definir quais serão os objetivos da comunicação: atrair mais clientes, aumentar o conhecimento da marca em determinada região, aumentar as vendas, fidelizar o público etc.

É de suma importância que o empreendedor defina isso para que os resultados sejam claros e específicos.

Por último, e não menos importante, o copywriter estudará o público e desenvolverá a escrita da copy. É aqui que a mágica acontece, toda a estratégia baseada em dados será condensada na comunicação textual do produto.