A Coca-Cola Co previu na quarta-feira um retorno ao crescimento orgânico da receita este ano após uma pandemia de 2020 e superou as estimativas de Wall Street de lucro trimestral em cortes agressivos de custos, fazendo com que suas ações subissem 2% no início do pregão.

A crise de saúde acelerou os esforços da fabricante de refrigerantes para cortar centenas de suas marcas de baixo desempenho e mudar para produtos populares, como águas com gás e refrigerantes sem açúcar, enquanto também influencia uma grande reestruturação que incluiu milhares de cortes de empregos.

“O progresso que fizemos em 2020, incluindo as ações tomadas para acelerar a transformação de nossa empresa, nos dá confiança para retornar ao crescimento no ano que vem”, disse o CEO James Quincey em um comunicado.

O crescimento esperado

A receita orgânica caiu 9% no ano passado, conforme restrições relacionadas à pandemia fecharam as portas de canais não varejistas, como restaurantes, cinemas e eventos esportivos, que respondem por mais de um terço das vendas da empresa.

Enquanto isso, a empresa alertou que espera um passivo de cerca de US $ 12 bilhões relacionado a uma disputa com o US Internal Revenue Service (IRS) sobre quanto cobrou de afiliadas estrangeiras pelos direitos de fabricar e vender produtos da Coca no exterior.