sábado,21 setembro, 2024

Teoria Verde e a educação ambiental de base para transformar Mato Grosso

A TeoriaVerde é a startup de educação ambiental e comunicação que nasceu em Cuiabá no ano de 2015. O projeto realiza ações de limpeza, consultoria Lixo Zero, capacitações, palestras e campanhas com o objetivo de mobilizar e educar a população sobre as causas ambientais. Além de tudo, também é ela que coordena a Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso.

O diretor, Jean Peliciari, conta que a Teoria Verde nasceu como um projeto de comunicação para desenvolver conteúdos de educação ambiental. Atualmente já foram realizadas 137 ações de limpeza com 32 municípios conectados à causa. “As ações de limpeza são de diferentes formatos, desde praças, Morro da Luz, avenidas, margens do rio Cuiabá, cachoeira em Chapada dos Guimarães, e até mesmo ações de limpeza no Pantanal, tanto pela Transpantaneira quanto nas baías descendo Barão de Melgaço”, conta Jean, que começou o projeto tendo como motor propulsor sua formação em publicidade e o desejo de promover educação ambiental de base. 

Divulgação: Teoria Verde. Jean Peliciari – Diretor da Teoria Verde

De início eram feitas campanhas para mobilizar voluntários a participar das ações de e com o passar do tempo surgiu a necessidade de levar a educação ambiental para dentro das escolas, instituições públicas e empresas privadas. Assim iniciaram as palestras educativas e logo depois se conectaram ao Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Cita-se que Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Associar-se à organização mudou a forma de ver o meio ambiente, transformando a percepção da importância da coleta seletiva e reciclagem. “O lixo no chão é um problema final e a gente precisa trabalhar a educação de base e motivar a separação e encaminhamento do lixo e fazer o mercado evoluir nesse sentido”, explica o diretor.

Divulgação: Teoria Verde. Ação de Limpeza.

No Brasil existem cerca de 1.700 aterros sanitários e inúmeros lixões. Ainda é comum termos a ideia de que o problema do lixo acaba quando ele sai de nossas casas, mas é nesse momento que, sem a coleta seletiva e posterior reciclagem, que o problema impacta o meio ambiente. “O lixo enterrado ou despejado nos lixões gera um chorume que infiltra no solo e contamina os lençóis freáticos, além de gerar gás metano, que influencia no efeito estufa e no aquecimento global”.

Jean reforça a importância de mudar esse hábito imediatamente. Para ele, não podemos esperar a coleta seletiva chegar às nossas casas, é preciso agir, por isso, em parceria com o Supermercado Comper, Instituto Lixo Zero Brasil, Tudo Se Transforma, e Água Mineral Lebrinha, a Teoria Verde implantou o sistema de ecopontos para aqueles que almejam fazer a coleta seletiva, mas têm dificuldade de encaminhar o lixo para a reciclagem.

Os ecopontos Lixo Zero ficam localizados no Comper do bairro Jardim Itália e na Federação da Indústria Fiemt, na Avenida do CPA. Também será inaugurado um na empresa Tecnovida do Jardim Cuiabá. “O objetivo é chegarmos a no mínimo 10 ecopontos em Cuiabá e de 5 a 10 em Várzea Grande. Cada ecoponto tem potencial de gerar até dois empregos para agentes de reciclagem”, lembra o diretor da startup.

A primeira campanha organizada pela Teoria Verde foi a Leve, focado em comunicação e mobilização. O objetivo é fornecer local de entrega voluntária de eletrônicos que são reciclados e todo o lucro é doado para o Hospital de Câncer de Mato Grosso. A campanha está na quinta edição. Já foram destinados 180 mil para a causa.

Divulgação: Teoria Verde

Uma lei vigente nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande regulamenta a coleta de óleo vegetal usado. Daí surgiu a campanha Levo, que além ajudar na preservação do meio ambiente, reverte o dinheiro para as escolas que participam. Funciona da seguinte forma: a escola que possuem ponto de coleta de óleo e recebem dinheiro por arrecadação, e esse dinheiro é usado para excussões escolares, reforma de pintura, passeios, eventos, etc.

O óleo vegetal é enviado para a Biomavi Recicláveis, que transforma óleos e gorduras residuais em biocombustível. Em Várzea Grande 13 escolas participam da campanha e em Cuiabá 19 participam com o apoio da Águas Cuiabá. “Em Sorriso 100% das escolas participam, esse também é o caso de Marcelândia. Em Sinop 5 escolas já aderiram”, conta o publicitário.

A Teoria Verde também é o elo que une a Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso, composta por 15 empresas. A rede está ajudando o estado a se desenvolver no segmento da reciclagem e tratamento de resíduos. Cada empresa é especialista em um segmento. A Canaã Recicláveis e Tudo se Transforma recicla plásticos, papelão e papel e também faz a logística reversa dos reciclados. A ecoDescarte é especialista em eletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, fios e cabos, e por aí vai. O Pantanal Shopping possui coleta de bitucas de cigarro, que são enviadas para a Poiato Recicla, no interior de São Paulo. A Usina é primeira especialista em reciclagem de bitucas de cigarros do Brasil e também faz parte da Rede.

Jean Peliciari relata ainda sobre um serviço novo ofertado pelo Teoria Verde; a consultoria Lixo Zero, feita com o objetivo de receber a certificação Lixo Zero. “Quando uma empresa consegue reduzir a sua geração de lixo, olha para os resíduos como recicláveis, consegue encaminhá-los ou fazer um tratamento correto com 90% ou mais do que gera, ela recebe a certificação Lixo Zero, que está sendo bem vista no país”, conta.

Ele conta ainda que o certificado Lixo Zero é visto com bons olhos pelas empresas, ainda que timidamente, devido à tendência recente de aderir ao conceito ESG, que nada mais é do que sustentabilidade empresarial, práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio que acompanham a mudança de consciência humana de cuidar do meio ambiente.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados