O lucro da Royal Dutch Shell no ano passado (2020) caiu para o menor em pelo menos duas décadas, quando a pandemia de coronavírus atingiu a demanda de energia em todo o mundo, embora a rede de varejo da empresa e os negócios comerciais ajudassem a amortecer o golpe.
O lucro anual do major do petróleo anglo-holandês caiu 71%, para US $ 4,8 bilhões, à medida que sua produção de petróleo e gás e os lucros do refino de petróleo bruto em combustíveis caíram drasticamente.
Em um sinal de confiança, a Shell disse que planejava aumentar seus dividendos no primeiro trimestre de 2021, o que seria o segundo ligeiro aumento desde que reduziu seu pagamento em dois terços no início do ano passado devido à pandemia.
Analistas disseram que, embora a Shell tenha perdido as previsões para o lucro e o fluxo de caixa do quarto trimestre, os resultados gerais não foram tão ruins quanto temiam, especialmente depois que a rival britânica BP registrou prejuízo de US $ 5,7 bilhões no início desta semana.
“Estamos saindo de 2020 com um balanço patrimonial mais forte”, disse o presidente-executivo Ben van Beurden em um comunicado.