Recursos do Pronampe voltam a ser disponibilizados a micro e pequenos negócios

Financiamentos do programa federal, que estava engavetado e sem orçamento, devem começar a ser oferecidos nos próximos dias.

0
26
Dinheiro, Real Moeda brasileira

O Governo Federal anunciou o retorno do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. Apesar de ter sido anunciado como linha de crédito permanente desde 2021, o programa, criado em maio de 2020 para ajudar os pequenos negócios durante a fase mais crítica da pandemia, não tinha previsão de orçamento, nem data para liberação dos recursos.

De acordo com o governo federal, serão cerca de R$ 50 bilhões, que serão disponibilizados por diversas instituições financeiras. A nova etapa do Pronampe inclui também os chamados MEIs. A expectativa, segundo o governo federal, é atender mais de 20 milhões de empresas e microempreendedores.

O especialista do Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Paraná, João Baptista Guimarães, explica que existia uma grande expectativa por essa nova rodada do Pronampe, que na avaliação dele foi uma das melhores opções em crédito dos últimos anos.

Junto com o Pronampe, o especialista da Fiep diz que também foi anunciado o Programa de Estímulo ao Crédito, com linhas de financiamento para empresas médias com receita bruta anual de até R$ 300 milhões.

Guimarães explica ainda que até que os recursos estejam disponíveis nos bancos deve levar alguns dias, mas ele orienta que os interessados em créditos do programa se antecipem e procurem uma instituição financeira para se informar.

A nova versão do Pronampe tem algumas mudanças. No projeto sancionado agora, as empresas ficam desobrigadas de manter os empregados contratados até 31 de dezembro do ano passado. Essa regra só será restabelecida para os empréstimos feitos a partir de 2022.

Fonte: CBN Londrina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui