O Teatro Zulmira Canavarros receberá a Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para comemorar seus 24 anos de fundação. O concerto especial apresenta um repertório composto por uma seleção de canções que serão interpretadas por um vocalista e outras que serão instrumentais de música popular brasileira, clássicos e outros.
O concerto acontece no dia 1º de junho, às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros e para assistir à apresentação basta trocar o ingresso por 2 kg de alimento não perecível. A troca pode ser feita no Quartel do Comando-Geral; no 1° Batalhão Bombeiro Militar; no 2° Batalhão Bombeiro Militar e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), sala 24. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade.
Entre as canções estão clássicos brasileiros como Aquarela do Brasil (1939) e Asa Branca (1947), além de 5ª Sinfonia de Beethoven, Sinfonia 40 de Mozart e uma seleção de Tim Maia. A programação também inclui a participação especial da cantora Seleucia Anjos. Um concerto para se emocionar!
Fundado em 1964 como Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar, o CBMMT foi emancipado com uma corporação independente em 1994 e em 1995 o então Comandantes Geral, Coronel BM Fábio Pereira Leite teve a iniciativa de começar uma banda de militares da corporação. Após a realização de um concurso público para selecionar os músicos, dia 27 de maio de 1998 foram convocados os 17 militares aprovados para atuar como músicos.
Corpo Musical que é composto por 28 militares e comandado pelo Tenente BM Josuel Vieira, que ingressou na primeira turma convocada em 1998. O militar também é o maestro titular do concerto. “Nós atendemos formaturas militares, eventos de cunho social, apresentações em concertos, participações em escolas, hospitais, aniversários da cidade em diversos munícios do estado”, conta.
O objetivo da banda é promover imponência, postura e harmonia nas marchas, solenidades e eventos de importância e participação militar, também sendo necessário na recepção de autoridades durante cerimônias, participação em eventos civis, além de promover a boa imagem do CBMMT através do apoio à arte e cultura.
O Corpo Musical do CBMMT acredita na necessidade de cuidar da memória cultural do Brasil, lutando contra a ignorância sobre o passado musical e tradições do país e reforça que “um quartel sem banda, é um corpo sem alma”.
Entre os diversos projetos sociais desenvolvidos pela corporação, está o Projeto Musicalizar, uma iniciativa do Corpo Musical. O Tenente BM Vieira explica que “através dessa ação nós levamos para os alunos a oportunidade de aprender música, então a banda trabalha com esse viés social para proporcionar para aqueles que não têm condições a possibilidade de aprender a tocar um instrumento de banda de orquestra”.
O projeto teve início em março de 2019 para atender crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. Com o passar das edições, o Musicalizar ganhou importância para o Governo do Estado e recebeu o apoio da Primeira Dama Virginia Mendes, que em 2021 destinou R$ 200 mil por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania para a compra instrumentos musicais, material didático e uniformes.
No início do projeto as crianças tinham aula de flauta e esse incentivo financeiro possibilitou prática musical com instrumentos como saxofone, clarinete, trompete e trombone. “Os alunos têm aula de prática de conjunto, história da música, instrumentação e parte técnica e prática de instrumentos”, explica o Tenente BM Vieira.
O Teatro Zulmira Canavarros é anexo à ALMT e tem capacidade para mais de 700 espectadores. Durante os dois últimos anos de pandemia do coronavírus o teatro suspendeu as atividades que envolviam público a fim de prevenir a transmissão do vírus e preservar a segurança da população mato-grossense. Este ano, com a retomada firme das atividades, o teatro já recebeu grandes espetáculos como Musical Orquestra CirandaMundo, Coldplay Live Experience, Queen Experience e muitos outros.
Por Francisca Vilar
Texto: Milena Vilar