terça-feira,26 novembro, 2024

Corpo de Bombeiros Militar orienta sobre cuidados e riscos no trânsito

Durante o mês de maio, em todo o mundo, são realizadas diversas ações de conscientização da sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) é uma corporação de segurança pública que visa proteger vidas, patrimônios e meio ambiente. Cabe a ela realizar o atendimento pré-hospitalar e resgatar vítimas de acidentes de trânsito.

Este ano o CBMMT realizou o 9º Curso de Salvamento Veicular (CSV), que tem por objetivo especializar os militares para atuar em operações de busca, resgate e salvamento com mais eficácia e melhor tempo de resposta durante o uso das técnicas de desencarceramento envolvendo acidentes de trânsito.

Também é objetivo do curso preparar tecnicamente, psicologicamente e fisicamente os militares, assim eles estarão cada vez mais preparados com técnicas atualizadas para atender vítimas de acidentes automobilísticos.

“Os protocolos de segurança e de salvamento são constantemente revistos, então o CSV atualiza o bombeiro com que há de mais novo na tecnologia de salvamento e resgate nesse tipo de ocorrência”, explica Major BM Emerson Henrique Acendino, comandante adjunto do 1º Batalhão Bombeiro Militar.

Divulgação : CBMMT

O atendimento a vítimas presas em ferragens parece simples, mas existe toda uma técnica para resgatar a pessoa com o mínimo de danos dentro do possível. É preciso dimensionar a cena, gerenciar os riscos, desencarcerar e extrair as vítimas de forma segura. “Para a vítima presa em ferragem, nós usamos principalmente expansores hidráulicos e equipamentos de corte, que são os desencarceradores. Eles são manuseados para retirar as ferragens do entorno dsa vítima, pois possuem uma força considerável para fazer essa remoção com segurança e eficiência”.

O Major BM Henrique alerta: “O CBMMT orienta que, ao conduzir qualquer veículo automotor, o motorista deve seguir todos os cuidados para manter a segurança, como não ingerir bebidas alcóolicas, não falar ao telefone, a manutenção do veículo precisa estar em dia, dando muita atenção para as motocicletas, que estão nas maiores estatísticas de acidentes veiculares atendidos pela corporação, pois existe uma probabilidade maior do condutor sofrer lesões. Em veículos coletivos como ônibus e vã, é necessário respeitar a capacidade de passageiros para que as pessoas estejam em condições seguras”. O militar alerta ainda sobre o cuidado com crianças, que devem estar sob supervisão de um responsável.

Divulgação : CBMMT

O estado de Mato Grosso, por ser um importante polo agroindustrial, possui grande fluxo de veículos nas BR´s e MT´s, e por isso há um aumento no número de acidentes veiculares. “Após a ocorrência de um acidente, é preciso primeiro manter a calma e depois ligar para o número de emergência, seja o Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192) para que seja enviado o socorro adequado”, recomenda.

O Major BM Henrique explica ainda que na capital, tanto o Samu quanto o CBMMT atendem vítimas de acidentes veiculares, sendo necessário entender a gravidade do acidente para enviar o socorro adequado, mas pode ser feita a solicitação por qualquer destes telefones emergenciais, pois existe um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp, onde se localizam instituições de saúde e segurança, como Samu, CBMMT, PMMT, Politec e demais. 

Afim de conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito, a corporação alerta sobre os principais cuidados:

  • É necessário verificar as condições do veículo para evitar falhas mecânicas;
  • Usar cinto segurança é obrigatório a todos os passageiros;
  • Se for beber, não dirija;
  • Para viagens longas, é recomendável que o condutor descanse antes de pegar a estrada, afim de evitar o sono ao volante;
  • Respeite as regras e sinalizações;
  • Redobre a atenção. Caso haja chuva no trajeto, reduza a velocidade ou aguarde a chuva passar;
  • Caso haja algum incidente com vítimas, faça contato com o Corpo de Bombeiros Militar mais próximo ligando para 193;
  • Quando na estrada, mantenha sempre os faróis acesos, é obrigatório, ajuda na visibilidade dos outros condutores e evita multas.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados