Do campo à mesa: entenda o trabalho de um zootecnista

Profissional que atua na área rural e se responsabiliza pela produção de alimentos de origem animal com qualidade

0
269

A Coordenadora do curso de zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Adriana de Barros, explica sobre as responsabilidades de um profissional zootecnista. Adriana, que também é doutora em piscicultura – cultivo de peixes e outros organismos aquáticos -, relata que a função desse profissional é trabalhar com produção animal. Segundo ela, todos os produtos de origem animal que vão parar na mesa do consumidor são responsabilidade de um zootecnista. A coordenadora conta que dentre as áreas possíveis de serem trabalhadas estão: melhoramento animal, nutrição e manejo alimentar, gestão de empresas agropecuárias e reprodução animal. De acordo com Adriana, esses são os pilares básicos da zootecnia.

É importante diferenciar a zootecnia da medicina veterinária, apesar de ambas possuírem o mesmo objeto de trabalho, o enfoque é diferente. O médico veterinário é aquele responsável pela prevenção, tratamento e erradicação das doenças de animais de pequeno, médio e grande porte. Já o zootecnista é quem cuida dos animais pensando em produção alimentar, buscando garantir máxima eficácia nessa produção, sendo o responsável pela parte de nutrição e alimentação, melhoramento genético, reprodução, boas práticas, manejo e administração da propriedade.

A doutora explica que antigamente as fazendas trabalhavam de forma extensiva com o conhecimento sendo passado de pai para filho e hoje existe a necessidade de se aplicar novas técnicas de produção. Adriana relata que, devido a uma enorme demanda na produção alimentícia, atualmente o mercado de trabalho está mais aquecido do que nunca. Segundo ela, toda semana aparecem pessoas na universidade em busca de profissionais para trabalhar nas áreas rurais.

Coordenadora Adriana Barros

“É muito apaixonante estar trabalhando nessa área. Não existe lugar no mundo que tenha o potencial produtivo que Mato Grosso tem”, declara a coordenadora.

Sobre o curso

A coordenadora Adriana explica que na Unemat as aulas teóricas estão concentradas no período matutino e durante o período vespertino ocorrem as aulas práticas.  Supervisionados pelos professores, os alunos são integrados a trabalhar dentro do setor produtivo. Em média, 90% das disciplinas do curso levam o aluno ao campo para realização de aulas práticas, diz Adriana. Existem também os projetos de extensão que levam os acadêmicos para dentro das propriedades rurais, fábricas de ração e frigoríficos.

“A principal demanda do mundo hoje é o extermínio da fome. O Brasil é o maior produtor de alimento do mundo e para que consigamos aumentar mais esse potencial e aproveitá-lo de forma mais eficiente, o mercado precisa implementar profissionais qualificados nessa área”, relata a coordenadora.

Dentro da universidade são executados diversos projetos de pesquisa que buscam, a partir de estudos científicos, criar novas tecnologias para serem aplicadas no setor produtivo. Um dos estudos realizados recentemente é o de testes com aloe vera e própolis para a criação de uma pomada preventiva para mastite. A criação de medicamentos à base de produtos naturais e que podem ser facilmente encontrados dentro das propriedades rurais promove formas mais sustentáveis de se trabalhar.

“Hoje nós precisamos produzir economicamente e ecologicamente também, por isso precisamos de pessoas capacitadas para atuar no setor produtivo que garantam a sustentabilidade da produção ao longo das próximas gerações. Nós temos que ser produtores conscientes economicamente e ecologicamente”, finaliza Adriana.

Insumos agropecuários  

Fundada em agosto de 1986 no município de Dourados, interior do estado de Mato Grosso do Sul, a empresa Alvorada Produtos Agropecuários fornece insumos agropecuários, atendendo de maneira eficaz as demandas dos profissionais de zootecnia e proprietários rurais. A gerente de unidade Margareth de Matos conta um pouco sobre a história da empresa que atualmente já possui 35 lojas.

A gerente aponta que dentre os produtos ofertados pela empresa estão inclusos: ferragens, medicamentos veterinários, vacinas e insumos de nutrição animal. Segundo ela, a Alvorada procura atingir desde o pequeno ao grande proprietário.

Divulgação Alvorada Agrícola

Pensando em incitar medidas mais sustentáveis, a empresa criou o Programa Alvorada de Sustentabilidade. Por meio dele são realizadas algumas ações solidárias em prol de instituições e sem fins lucrativos. Beneficiando assim a organização, a sociedade e estimulando o público alvo da empresa a refletir sobre problemas ambientais e sociais.

Margareth explica que a Alvorada traz recursos inovadores por meio das informações levadas até os seus clientes. Segundo ela, os fornecedores da empresa se disponibilizam para visitas até as fazendas para informar os proprietários.

Para o processo de produção animal seja feito com qualidade é preciso que sejam utilizados produtos de qualidade e a Alvorada é uma empresa de referência nesse ramo.

Por: Victória Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui