A inovação é o combustível que move ideias e também um dos grandes diferenciais competitivos das empresas no mercado. Em 2022, estar alinhado as tendências pode fazer a diferença na hora de empreender.
Pensando nisso, a coordenadora do programa Empreendedora Curitibana da Agência Curitiba, Bárbara Moriel compartilhou cinco tendências de inovação para te ajudar a decolar o seu negócio. Veja a seguir quais são elas:
Inovação nos negócios: 5 tendências para apostar em 2022
1) Experiência Omnichannel: ofereça diversos canais onde o cliente possa encontrar a solução do seu negócio. Esse usuário deve conseguir iniciar uma ação em canal e terminar em outro, em uma experiência que une o físico e o digital.
2) Internet das coisas (IOT): são dispositivos colocados em espaços físicos para a coleta, armazenamento e transmissão de dados. É a partir desses dispositivos que será possível investir em prateleiras inteligentes, controle de estoque e ainda identificar quais produtos possuem mais venda no seu negócio.
3) Coleta de dados: é a partir da análise de dados que você deve mapear o comportamento do consumidor, fundamental para traçar ações personalizadas, onde o cliente tem a sensação de aquilo foi oferecido exclusivamente para ele, o que aprimora a relação marca-cliente.
4) Carteiras digitais: são ferramentas que geram segurança e praticidade para as movimentações financeiras. Um exemplo disso é o pagamento por aproximação no varejo, por qr code ou ainda em pix, na internet, que chegaram para revolucionar a forma como são realizados os pagamentos.
5) Sustentabilidade: hoje o consumidor prefere comprar de marcas que tenham uma responsabilidade e consciência ambiental. A tendência é que cada vez mais negócios utilizem a tecnologia para evitar o desperdício, a exemplo do uso de materiais biodegradáveis, a prática de logística reversa ou ainda através de parcerias com instituições de reciclagem.