Um eclipse solar parcial acontecerá neste sábado (30). Durante o fenômeno, a Lua irá passar “em frente” ao Sol, em nosso ponto de vista aqui da Terra, bloqueando parte do disco da nossa estrela. Infelizmente, fenômeno não será visível de nenhuma região do Brasil. Mas a boa notícia é que haverá diferentes transmissões online que te permitirão acompanhá-lo de qualquer lugar do mundo.
Para um eclipse solar acontecer, a Lua deve passar entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra em nosso planeta. Durante um eclipse parcial o Sol e a Lua não ficam totalmente alinhados, de modo que nosso satélite não cobre totalmente o astro; o resultado disso é que o Sol fica com a forma de uma crescente, como se tivesse recebido uma “mordida”.
No eclipse parcial de amanhã, até 64% do disco solar ficará oculto, mas este número depende da localização do observador. A sombra da Lua ficará visível somente para observadores que estiverem bem ao sul do nosso continente, como na Argentina e Chile, em alguns lugares da Antártida e nos oceanos Pacífico e Atlântico.
Na nossa perspectiva aqui dp Brasil, a Lua estará “do lado” do Sol principalmente durante a tarde. Portanto, embora não seja possível observar o eclipse parcial por aqui, pode ser uma oportunidade para fotografar os astros juntos no céu. Sempre com o cuidado de não olhar diretamente para nossa estrela, nem mesmo através da lente de uma câmera, para evitar danos à visão.
Como assistir o eclipse solar online
O eclipse solar parcial será visível somente em algumas regiões do mundo. O Brasil não está incluído nelas, mas a boa notícia é que há diferentes transmissões online para você não perder o fenômeno.
O site TimeandDate irá transmitir o eclipse solar parcial ao vivo, trabalhando junto de parceiros da Pontificia Universidad Católica, no Chile, e um grupo de astrônomos da Argentina liderados pelo Instituto Latinoamericano de Astroturismo.
A transmissão está programada para começar às 16h30 (horário de Brasília), e você poderá acompanhá-la no site ou no YouTube.
De autoria de um streamer indiano, o canal Gyaan ki gareebi costuma transmitir lançamentos espaciais, imagens da Lua cheia e mais. Claro que o eclipse solar não poderia ficar de fora, e o canal irá transmitir o fenômeno do começo ao fim a partir das 14h45, no horário de Brasília.
Fonte: CanalTech