Um eclipse solar em Marte foi registrado pelo rover Perseverance, da NASA. A captura foi feita no dia 2 de abril pela câmera Mastcam-Z, a bordo da nave exploradora, responsável pela gravação do momento em que Fobos — a maior das duas luas do Planeta Vermelho — passou em frente ao Sol.
O eclipse parcial durou pouco mais de 40 segundos, período muito inferior ao presenciado na Terra por meio do movimento de seu satélite natural. Assista ao vídeo:
“É possível visualizar detalhes da forma de Fobos e de manchas solares. É legal que a gente possa ver esse eclipse exatamente como o rover o viu de Marte”, disse o astrônomo, Mark Lemmon, em comunicado publicado pela NASA.
A observação do evento astronômico foi classificada, pela agência espacial, como a mais ampliada e de maior resolução já feita a partir da superfície marciana. Além disso, pode ajudar cientistas a entender melhor como a força da gravidade e órbita da lua podem influenciar na moldagem da crosta e manto do Planeta Vermelho.
Logo, o registro do fenômeno representa uma oportunidade para maiores estudos de Fobos. Isso porque a lua está condenada, pois se aproxima gradativamente da superfície de Marte — a colisão está prevista para ocorrer em dezenas de milhões de anos.