Com a finalidade de ajudar as marcas a tomarem decisões certeiras nas áreas comerciais, financeiras, logísticas e organizacionais, a startup brasiliense i3DATA desenvolveu a plataforma i3Performance, que utiliza modelos matemáticos e estatísticos para comparar a performance da empresa, filiais, equipes, produtos e franqueados.
Com o sistema, estima-se o índice i3 de Performance, que considera a eficiência da empresa com uma melhor utilização de recursos, além de medir os resultados alcançados por ela. É possível ainda avaliar quanto a empresa deixou de produzir por não conseguir atuar na performance máxima e também analisar desde o rendimento de um único produto até ao faturamento final da marca.
Além disso, ele pode ser utilizado para avaliar a performance da empresa ao longo do tempo (pelo menos 1 ano) como forma preventiva, evitando equívocos na gestão.
“É um projeto de pesquisa acadêmica de sucesso, que é aplicado de maneira inovadora no mercado. As empresas de quaisquer porte e diferentes segmentos têm à sua disposição uma plataforma baseada no modelo de gestão por performance e data driven, que demonstra ao gestor o que fazer e como fazer para alcançar o desempenho máximo de sua empresa. Os gestores podem contar com metodologia, indicadores e análises exclusivas”, destaca Alexandre Maduro-Abreu, professor da Universidade de Brasília (UnB) e cofundador da i3DATA.
Texto: Gabriela Andrade