WASHINGTON — A Nasa apresentou nesta segunda-feira a nave espacial que vem desenvolvendo para orbitar o asteroide “Psyche”, localizado em um cinturão entre Marte e Júpiter. A espaçonave está prevista para ser lançada do Cabo Carnaveral, na Flórida, em agosto deste ano, e deve chegar a Marte, por assistência gravitacional, em maio de 2023. A expectativa é de que o encontro com o asteroide aconteça apenas em 2026.
Segundo cientistas, o asteroide tem aproximadamente 280 km de diâmetro e pode estar repleto de metais preciosos, avaliados na casa dos quadrilhões de dólares.
Contudo, pesquisadores das Universidades de Brown e Purdue acreditam que, ao invés de toda essa riqueza, o asteroide pode ser feito, na verdade, de rochas, pois a força gravitacional no cinturão faz menos pressão sobre os corpos celestes.
Dessa forma, a missão da Nasa prevê confirmar se o asteroide é uma mina de dinheiro ou um conjunto de rochas, que pode ter em seu núcleo grande quantidade de um planetesimal, um dos blocos de construção dos planetas rochosos do nosso sistema solar, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Caso a agência confirme a presença do asteroide, pesquisadores terão a oportunidade de entender melhor a formação de alguns planetas do nosso sistema.
Como está a missão
Atualmente, a missão está na fase conhecida como “operações de montagem, teste e lançamento” desde março de 2021. Como o período para o lançamento da nave no cinturão é limitado, os engenheiros estão correndo para deixar tudo pronto a tempo.
Recentemente, eles submeteram a espaçonave a uma série de testes rigorosos para simular as condições extremas que uma espaçonave da NASA enfrenta. Depois de passar por testes eletromagnéticos, de vácuo térmico, vibração, choque e acústico, a Psyche foi liberada para prosseguir. O período de lançamento começa em 1º de agosto.
Fonte: O Globo