sexta-feira,22 novembro, 2024

Cuiabá 303 anos: conheça a história do primeiro time de Futebol Americano de Cuiabá

A capital mato-grossense completa 303 anos de existência nesta sexta-feira (08/04). Conhecida pelo calor intenso, musicalidade e seu povo hospitaleiro, Cuiabá comporta uma rede de jovens com futuros promissores no mundo do esporte. 

O Cuiabá Arsenal é um time de futebol americano que começou como uma brincadeira entre amigos e acabou mudando a vida de muitas pessoas. A escolha do nome é uma homenagem ao Arsenal de Guerra, prédio histórico onde hoje funciona o centro cultural Sesc Arsenal. Na década de 60 o lugar era usado para guardar equipamentos de guerra e abastecer os soldados que participavam da Guerra do Paraguai. 

O time surgiu em 2006 quando um grupo de alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e alguns colegas se reuniam para jogar no campo da universidade. 

Comparado ao futebol tradicional que o público brasileiro está familiarizado, o futebol americano ainda é pouco difundido, mas o esporte vem ganhando visibilidade nos últimos anos. Durante a partida, os jogadores têm muito contato físico e precisam utilizar de força, velocidade e uma boa estratégia de campo. 

O Cuiabá Arsenal já enfrentou times de diversos estados brasileiros, e conquistou títulos nacionais e regionais. O primeiro título nacional conquistado pela equipe foi o do Pantanal Bowl, em 2007. Em seguida veio o da Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA) no ano de 2010. O time carrega também inúmeros títulos regionais, dentre eles estão: Conferência Centro-Oeste do Brasil Futebol Americano, Conferência Central do Campeonato Brasileiro, Conferência Norte da Liga Brasileira e a Divisão Oeste do Torneio Touchdown.  

Um dos capitães e fundadores do time, Igor Mota, conta que tudo começou com uma grande brincadeira entre amigos. “A maioria dos jogadores eram alunos da universidade, eu também era. Comecei jogando no ataque, mas aí um tempo depois parti para a defesa. Hoje, permaneço na defesa e sou um dos capitães do time”. 

Igor explica que o primeiro amistoso foi contra um time de Brasília e que desde então não pararam mais. “Sempre jogamos na raça”, afirma o capitão. 

“O Arsenal está totalmente ligado com a evolução do futebol americano no Brasil. A gente estimula as viagens interestaduais, organizamos torneios aqui em Cuiabá e viajamos para outros estados. O nível técnico e tático foi aumentando e nós fomos conseguindo conquistar o nosso espaço. Hoje, a maioria dos times de futebol americano presentes em Mato Grosso existem por influência do Cuiabá Arsenal. Alguns atletas vieram para a capital, conheceram o esporte aqui e voltaram para seus municípios divulgando, alguns ex atletas nossos decidiram até fundar outros times fora de Cuiabá”, conta o jogador.

Duzão é o primeiro atleta brasileiro a jogar na NFL vindo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.

O jogador Durval Queiroz, mais conhecido pelo apelido de Duzão, começou jogando no Cuiabá Arsenal e hoje atua na posição de offensive guard pelo Miami Dolphins, na NFL (National Football League, Liga Nacional de Futebol).  Duzão é o primeiro atleta brasileiro a jogar na NFL vindo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. “Graças a Deus nós conseguimos fazer com que um jogador daqui, criado aqui, que aprendeu o esporte no Brasil fosse jogar no nível mais alto que existe do futebol americano que é a NFL” declara Igor. 

A National Football League (NFL) é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos,  ela é o principal expoente do futebol americano no mundo. Atualmente, a NFL é uma liga de elite que se destaca no esporte em geral, não é a maior apenas dentro do futebol americano, é a liga esportiva com a maior média de público (67 591 por jogo) do mundo, além de ser também a mais rica. Além disso, a NFL é conhecida pelo SuperBowl, a final do campeonato,  um evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial; patrocinadores desembolsam valores extravagantes para exibirem suas propagandas no intervalo. O palco do SuperBowl recebe anualmente o show de artistas consagrados, Michael Jackson, Lady Gaga, Madonna e Beyoncé são alguns dos talentos que já abrilhantaram o intervalo do jogo da final da Liga americana.

O diretor de comunicação e um dos fundadores do Cuiabá Arsenal, Bruno Felice, conta um pouco sobre as dificuldades enfrentadas pelo grupo no início do projeto:

“No começo as coisas aconteceram de forma um pouco amadora, quase não tinha investimento. Nós fazíamos rifa, pedágio com faixa, o que conseguia. A partir das nossas primeiras vitórias as coisas foram melhorando e as portas foram se abrindo. Hoje, o Cuiabá Arsenal faz parte da cultura da cidade. Muita gente conhece a nossa instituição, tudo que nós agregamos não só na parte esportiva, mas também na parte social.”

Bruno explica como é feita a captação de novos alunos que, segundo o diretor, pode ocorrer de duas formas diferentes. A primeira é por meio das escolinhas, onde as crianças podem participar gratuitamente. A segunda é pelo time de desenvolvimento, a partir dele é feito uma análise por meio de testes físicos. Os atletas que se destacam no time de desenvolvimento entram para o time de competição. 

Durante o período de isolamento social, em 2021, o Cuiabá Arsenal criou uma line up entrando oficialmente para o universo dos eSports. O principal objetivo é despertar o interesse dos jovens pela tecnologia e incentivar a competição de forma saudável. 

Em seu 303° aniversário, a cidade mais quente do Centro-Oeste tem muito o que comemorar e ser a origem de uma equipe tão próspera e inovadora como a do Cuiabá Arsenal, com certeza é mais um motivo. 

“Eu acho que o Cuiabá arsenal para dentro da cidade é uma coisa muito importante, porque Cuiabá muitas vezes é esquecida do mapa e o time acaba sendo mais um motivo de orgulho para a cidade” finaliza Bruno.  

Victória Oliveira.

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados