Eleitores podem regularizar títulos cancelados em posto na Assembleia de MT e em ônibus itinerante

Cerca de 30 servidores vão atuar no posto fixo e em um ônibus, que percorrerá bairros da região metropolitana de Cuiabá.

0
34

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) abriu, nesta terça-feira (5), um posto de atendimento presencial para os eleitores regularizarem os títulos que estão cancelados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo final para emitir, transferir e normalizar os títulos é até o dia 4 de maio.

Além da estrutura, 30 servidores vão atuar no posto fixo e em um ônibus, que percorrerá bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

O atendimento presencial será feito através da distribuição de senhas e não é necessário agendar horário. Os eleitores que comparecerem ao local deverão apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência recente em nome do eleitor ou dos pais.

Já os eleitores do sexo masculino que estiverem requerendo o primeiro título eleitoral devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.

O posto da Assembleia Legislativa funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

O cancelamento do título pode ocorrer por ausência às três últimas eleições ou por ausência à revisão biométrica.

Mesmo sem a coleta da biometria, que continua suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa da pandemia da Covid-19, o eleitor consegue regularizar o título normalmente.

Quem deve votar?

O voto no país é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. No entanto, o voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Quem não tirar o título de eleitor ou não regularizar a condição não poderá participar das eleições deste ano.

Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição poderão adquirir o título pelo sistema do TRE, presencialmente nos cartórios eleitorais e, a partir desta terça-feira (5), no ponto de atendimento da ALMT.

Este ano, o primeiro turno será dia 2 de outubro e os eleitores devem votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O segundo turno acontece no dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se necessário.

Títulos cancelados

Prazo para a regularização do título de eleitor termina no dia 4 de maio — Foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
Prazo para a regularização do título de eleitor termina no dia 4 de maio — Foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Em Mato Grosso, 312.287 títulos estão cancelados. Ao todo, mais de 2 milhões de eleitores estão habilitados a votar nas eleições deste ano.

O prazo final de cadastro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) é no dia 4 de maio e, também vale para aqueles que precisarem fazer o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, entre outras solicitações de alterações no cadastro.

Atendimento presencial no TRE

O TRE retomou o atendimento presencial ao público, no dia 21 de março. As atividades foram restabelecidas tanto na sede quanto nos cartórios eleitorais.

Mesmo com o retorno, o atendimento virtual permanece.

No atendimento presencial, o uso da máscara de prevenção à Covid-19 deverá seguir a legislação do município em que o cartório está localizado. Segundo o TRE, não é exigido o comprovante de vacina para entrar no local.

Fonte: G1 Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui