CCBB-Rio recebe exposição ‘Movimento Armorial 50 anos’

A exposição apresenta cerca de 140 obras de arte em diversos formatos contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga.

0
36

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio inaugurou para o público nesta quarta (30) a mostra ”Movimento Armorial 50 anos”, uma exposição que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte Armorial. Este movimento foi criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e escritor Ariano Suassuna (1927-2014).

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição apresenta cerca de 140 obras de arte – a grande maioria nunca havia saído do Recife – em diversos formatos contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos outros artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970.

Segundo Mattar, a exposição foi dividida em módulos que apresentam a vida e obra de Ariano, as fases do Movimento Armorial, e as referências que eram sua base: o cordel e as festas populares. “A exposição tenta manter a magia, o humor, a alegria, as cores e a fantasia, que caracterizam a arte popular e o viés erudito do Armorial”, afirma a curadora.

A exposição fica ambientada no CCBB Rio de Janeiro até 27 de junho, mês em que Suassuna completaria 95 anos. De 31 de maio a 13 de junho, o público terá ainda contato com o movimento através de espetáculos musicais e conversas sobre as obras.

Concebida para marcar o cinquentenário do Movimento Armorial, comemorado em outubro de 2020, o projeto teve seu lançamento postergado devido à pandemia de Covid-19, e chega ao Rio de Janeiro em março após ter passado pelo CCBB Belo Horizonte. Após o Rio de Janeiro, a mostra segue para os CCBBs de São Paulo e de Brasília.

Participam como consultores o artista plástico Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano Suassuna) e o poeta, ficcionista, ensaísta e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Newton Júnior.

Segundo a organização, nas obras expostas, o público poderá conferir de perto o preto e branco das xilogravuras, passando pelo multicolorido dos ornamentos e fantasias das festas populares e pelas coreografias das danças, além do ritmos dos cantos e da música, de sons de rabeca, pífano e viola, a sonoridade dos versos dos cordéis e dos cantadores.

A exposição está organizada em núcleos, ambientada nas salas do segundo andar do CCBB Rio de Janeiro. Em cada um deles foi definido um tratamento expográfico exclusivo.

A Exposição “Movimento Armorial 50 Anos” segue padrões de acessibilidade e inclusão. Contará com audioguia bilíngue e com recursos do Aplicativo Musea, plataforma de conteúdo voltado para exposições.

Serviço

  • Tourvirtual
  • Data: de 30 de março a 27 de junho de 2022
  • CCBB-RIO – 2º andar
  • Entrada gratuita
  • Rua Primeiro de Março, 66 – (21) 3808-2020

Fonte: G1 Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui