Água Mineral Sapoti ressalta importância da inovação e meio ambiente para a indústria no Dia Mundial da Água

As diretoras Rafaela e Letícia Grando são as primeiras mulheres a atuarem no setor no estado de Mato Grosso e buscam ser uma indústria ser autossustentável.

0
155

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, é uma data que surgiu para alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção da vida. O estado de Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes. Nesse contexto que a Dra. Paulete Grando e suas duas filhas, Rafaela e Letícia Grando, deram início ao negócio familiar Água Mineral Sapoti.  

A Dra. Paulete Grando adquiriu o Sítio das Águas, situado no entorno do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, há 20 anos, e viu nele a oportunidade de um empreendimento quando descobriu uma fonte de água pura que vinha de um paredão de rochas. Logo depois deram início às pesquisas e análises para confirmar se era uma fonte com possibilidade de industrialização de água mineral. 

Letícia Grando, Diretora Técnica da Água Mineral Sapoti Ltda., relata os anos de estudo e pesquisa para que tudo fosse possível,  

“antes da indústria nascer eu trabalhei 5 anos para planejar e fazer com que ela existisse”

O sonho de mãe e filhas, iniciado em 2007 só tomou forma em 2013, quando deram início às obras de instalação. Em 2015 a indústria deu início às atividades. “Foi um processo bem longo. Fizemos todo o planejamento, estudo de mercado, plano de aproveitamento econômico, todos os licenciamentos necessários, projetos e execução”.

“Foi um processo bem longo. Fizemos todo o planejamento, estudo de mercado, plano de aproveitamento econômico, todos os licenciamentos necessários, projetos e execução”.

As irmãs Rafaela e Letícia Grando e sua mãe, a Dra. Paulete, são as primeiras mulheres a atuarem no setor. Para elas, inovação, qualidade e preservação do meio ambiente são princípios fundamentais.


“NÓS ESTAMOS NO MEIO DA MATA, A NOSSA ÁGUA BROTA DE UMA ROCHA E NOME SAPOTI SIGNIFICA ‘AQUELE QUE VIVE NA MATA’, ENTÃO PARA NÓS É MUITO IMPORTANTE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. A ESTRUTURA DA NOSSA INDÚSTRIA FOI FEITA PARA APROVEITAR A ÁGUA DA CHUVA, ILUMINAÇÃO NATURAL, TAMBÉM, ESTAMOS BUSCANDO PROJETO DE ENERGIA SOLAR… O NOSSO OBJETIVO É SER AUTOSSUSTENTÁVEL”

Rafaela Grando, publicitária e gestora comercial e de marketing da Sapoti.  

A nítida preocupação ambiental levou as sócias a não utilizarem agrotóxicos dentro da propriedade, optando inclusive pelo cultivo de hortas para consumo sustentável no refeitório, coleta seletiva para confecção de adubo orgânico e compostagem e coleta de recicláveis em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapada de Guimarães.  

A água é muito importante para a sobrevivência, mas ela também é veículo para transmissão de várias doenças transmitidas por vetores, que são aquelas que não passam diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação principalmente insetos. Essa é uma grande causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, sendo um dos principais problemas de saúde pública. Por isso é necessária a observação de sua qualidade antes do consumo ou contato. 

Para combater diversas doenças como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela, encefalites, entre outras, é fundamental garantir a qualidade da água consumida.  

A água mineral Sapoti apresenta excepcional qualidade, pois é captada diretamente da nascente no interior da rocha, sem passar por nenhum outro processo, ou seja, a água mineral passa pela captação, envase e é embalada com todo rigor técnico e muito cuidado para chegar até as distribuidoras e por fim, às casas da população mato-grossense. Ela possui baixíssimos níveis de sódio e minerais, sendo extremante leve, excelente em sabor, odor e cor. Qualidade, tecnologia, inovação e preservação ambiental guiaram a construção dessa moderna indústria.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui