A médica dermatologista, Suellen Louzich, comentou sobre a medicina e pela escolha por cuidar da pele de seus pacientes. Para ela, medicina requer dedicação e sempre buscar por novos conhecimentos conforme à especialidade e, principalmente, amor à vida.
“Medicina é dedicação, busca constante pelo conhecimento e amor à vida”.
Disse, ainda, que a vontade de estudar medicina veio porque ela sempre acompanhava sua avó em consultas e internações médicas. Dessa forma, começou admirar a maneira que os profissionais da saúde tratavam a avó, ressaltou que, era sempre com muito carinho e isso ajudou na qualidade e perspectiva de vida de sua avó.
De acordo com ela, quando começou os atendimentos médicos percebeu o quanto poderia ajudar na melhora do paciente e isso a fazia se sentir grata pela escolha profissional que fez.
“Na área da saúde, estamos sempre entre a vida e a morte, a cura e a paliação. Dessa forma, quando cuidamos e atendemos um paciente, sentimos no coração uma gratidão por modificar de alguma forma a evolução da doença do mesmo”, enfatizou.
Quanto ao porquê escolheu ser médica dermatologista, ela mencionou que durante o tempo de faculdade, fez diversas “ligas acadêmicas”, que são extensões da graduação para conhecer mais sobre as várias áreas de atuações na medicina. Assim, ao conhecer mais sobre dermatologia, ela se encantou e optou em aprender mais sobre o cuidado da pele.
“Eu me apaixonei pela dermatologia. A pele é o maior órgão do corpo e sua integridade está diretamente relacionada ao bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, afirmou.
Ressaltou sobre a importância da consulta com dermatologista como forma de prevenção e tratamento de diversas doenças de pele, cabelo e unhas.
Relatou que, pacientes com alterações cutâneas podem se isolar da sociedade por conta das lesões de pele, e quando obtém uma cura ou controle destas, significa retomar a vida.
Deixou um recado para os futuros candidatos a medicina, dizendo:
“Escolha ser médico por amor em cuidar do próximo”, enfatizou.
Suellen Louzich atua há dez anos na medicina, é dermatologista, preceptora do ambulatório de doenças de pele autoimunes do HUJM e especialista em dermatologia estética, cosmeatria e laser.