Foi lançada oficialmente, na manhã desta quinta-feira (10), a edição 2022 do Rio2C, o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, que vai acontecer de 26 de abril a 1º de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
O evento contará com mais de mil palestrantes de vários lugares do mundo e de todos os estados do país.
O Rio2C contará com a abordagem de vários segmentos, mesmo com o foco na criatividade e inovação.
“O Rio2C tem como grande diferencial trazer o mercado junto. Não é só para o público, mas tem importância para o mercado como um todo. O impacto envolve centenas de empresas e profissionais da indústria criativa”, afirmou Rafael Lazarini, idealizador da Rio2C.
primeiro dia será do chamado Summit, com encontro entre marcas e conteúdos que estão relacionados com elas e voltado para o mercado de games.
Os três dias seguintes serão de palcos, com discussões que acontecerão de formas transversais.
Confira abaixo:
GlobalStage – On2Off – palco com apresentações de tendências. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor;
Brainspace – espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro e criatividade;
House of Brands – palco do universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda;
Storyvillage – espaço sobre arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição;
Future U – palco que abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro;
Biodom – abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta;
New Frontier – palco sobre tecnologia e como ela impacta os seres humanos;
Cyberstage – espaço para celebrar e analisar a indústria de games e eSports, reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, nfts, realidade aumentada, entre outros;
Screening Room – palco que debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução;
Soundbeats – espaço sobre o mercado da música com temas atuais como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais;
Os últimos dias serão do chamado Festivalia, com programação de shows, palestras e workshops relacionados ao mercado de música.
Volta ao presencial
A edição de 2019 gerou um impacto econômico direto de R$ 70 milhões, e indireto de R$ 180 milhões. Ao todo, profissionais de 46 países participaram do evento.
Antes de se expandir e se chamar Rio2C, ele existia desde 2011 com o nome de Rio Content Market.
Em 2020, a edição que estava marcada para maio, foi adiada por causa da pandemia.
O evento passou por uma pausa, mas chegou a ter uma versão virtual e uma content house, com conteúdos produzidos em casa ao longo do período de hiato.
“Durante esse período, a gente tentou manter o mercado conectado da maneira possível”, disse Lanzarini.
O evento, realizado na Cidade das Artes, terá importância para o reaquecimento da economia na capital, principalmente no setor criativo.
“Mesmo sabendo destes desafios é preciso pensar tão grande como o Rio de Janeiro, que sabe da sua referência simbólica para o Brasil”, destacou o secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.
Fonte: Globo G1