Administradora conta sua trajetória de liderança no setor empresarial

0
206

Dalva Ferraz é responsável por um dos principais grupos de perfumarias do país

Administradora conta sua trajetória de liderança no setor empresarial, Dalva Beatriz Ferraz Araújo é líder do Grupo Matos & Matos Ltda, franqueada do Boticário, que tem 42 anos de fundação, sendo responsável pelas lojas O Boticário e Quem disse Berenice? Em Cuiabá e Várzea Grande no Mato Grosso.

Dalva relembrou o início de sua carreira, como o estágio profissionalizante no antigo CEAG, atual SEBRAE, que para ele, foi sua base para que depois da conclusão do curso de administração pudesse ter mais confiança na sua carreira.

Na sequência, ela trabalhou no departamento de Recursos Humanos da Centrais Elétricas de Mato Grosso (CEMAT) e realizou consultorias para empresas da área de comunicação e educação.

Com relação ao Grupo Matos, Dalva relatou que essa empresa foi fundada em 1980, por seu cunhado, Jorge Luiz de Matos e por sua irmã, Ana Virginia Ferraz de Matos, com o objetivo de montar uma rede de lojas no segmento varejo, em Cuiabá.

Em 1999, Dalva Ferraz começou a trabalhar no grupo a convite do casal. Após dois meses, ela precisou enfrentar um dos momentos mais desafiadores de sua trajetória. Porque, segundo Dalva, foi necessário ser forte para lidar com a perda de seu cunhado e ao mesmo tempo, consolar sua irmã, seus sobrinhos e administrar à empresa.

“A minha jornada com o Jorge na empresa, foi curta, dois meses e 17 dias, pois no dia 17 de maio, ele nos deixou. Partiu para uma rede mais universal, em outro plano de vida. Naquele momento, eu tive que superar a perda do meu cunhado, amparar minha irmã, os dois sobrinhos, Jorge Henrique com 16 anos e Daniel Luiz com 12 anos e passar segurança aos colaboradores e a franqueadora, da continuidade à empresa”, relembrou.

Ressaltou que buscou qualificação na área do varejo, visto que ela e sua irmã sabiam lidar com pessoas, mas não entendiam de indicadores varejistas. Já em 2000, assumiu o setor comercial do grupo e em 2009, tornou-se sócia do Matos & Matos.

Outro desafio na sua carreira foi a perda de sua irmã, que para ela: “foi se juntar ao Jorge”. Hoje, a empresa é conduzida por seus sobrinhos e por ela. A respeito do trabalho da mulher.

A respeito do trabalho da mulher no setor empresarial, ela afirmou: “Que através do trabalho das mulheres, estamos conseguindo humanizar as organizações. Empresas humanizadas são empresas mais produtivas”.

Para ela, liderar seja uma empresa ou organização, é necessário ter mais humanidade e ser inspiradora por meio de seu trabalho. “Estar na posição de liderança de qualquer organização hoje, requer desse líder, humanidade, isto é, que ele trate com humanidade seus liderados, que ele seja uma liderança inspiradora”, explicou.

De acordo com Dalva, liderar é fazer com que cada colaborador se torne melhor do que quando chegou. “Nessa minha trajetória, aprendi que cada pessoa que tem contato comigo, eu preciso fazer com que ela saia, melhor do que quando chegou, dessa forma estou cumprindo o meu papel, o meu propósito de vida”, concluiu Dalva Ferraz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui