Dia 9 de março é comemorado o Dia Mundial do DJ, que foi criado em 2002, pela World DJ Fund Foundation e a organização da Nordoff Robbins Music Therapy. O objetivo dessa data, era destinar todo dinheiro vindo de músicas tocadas em rádios ou em shows nesse dia (9/3) para auxiliar no tratamento de crianças e adultos.
Vamos conhecer mais dessa profissão com um dos dos DJs mais importantes de Mato Grosso, que é o DJ Teco, atuante nessa área a quase 30 anos, tendo tocado nas casas noturnas mais famosas do Estado e do país.
De acordo com o DJ Teco, no início dos anos 90, cada bairro contava com uma espécie de equipe de som, em alguns casos, com mais de uma equipe nesses lugares. Foi em um desses grupos, que ele começou a tocar. Depois de um tempo, criou seu próprio som e passou a se apresentar em diversos eventos.
Já entre os anos de 1999 e 2000, ele tornou-se DJ residente da casa noturna “Vaticano”, depois trabalhou em várias outras, dentre elas estão : Underground, Twister Club e Z100. Além de já ter se apresentado como convidado especial de casas igualmente reconhecidas como Consulado, Zagaia, Hit’z Lounge Bar, Rush Disco Bar, Getulio Loft, Café Cancum, Lotus entre outras.
Sobre seu estilo musical durante os shows, o DJ comenta que é muito eclético, que é o chamado: “DJ Open Format”, que mistura diversos estilos musicais. Ressaltou que, no momento que é contratado para tocar em casamentos, aniversários ou qualquer outro evento, busca sempre conhecer o gênero musical de seu cliente.
Para Teco, os desafios constantes nessa profissão vão desde a questão de adquirir equipamentos mais modernos, estar atualizado com os sucessos musicais do momento e até mesmo com as redes sociais.
A respeito de um dos momentos mais marcante de sua carreira, ele citou o show de réveillon de 2018, na cidade de Matupá/MT, pois contou com um público de aproximadamente, 60 mil pessoas.
“A principal foi no réveillon de 2018, porque com certeza foi o maior público que eu já toquei”, destacou.
Com relação ao mercado de trabalho do DJ, Teco explicou que é como qualquer outra profissão, visto que requer estudo como: estilos musicais das décadas e dos sucessos atuais para você ter uma seleção musical. Acrescentou que é necessário saber sobre software e ter uma noção básica de redes sociais.
Para quem deseja ser DJ, Teco aconselha a acreditar mais em você, ser persistente e não desistir no primeiro “não” que receber. Citou ainda, que essa escolha deve ser uma prioridade profissional e não apenas um trabalho de fim de semana ou um “bico”.
“Primeiro, você precisa gostar muito dessa profissão, não desistir porque você vai levar muitos “nãos”, mas transforme esses “nãos” em forças para conseguir. Segundo, encare como uma profissão para ser mais uma como um “bico” das horas vagas”, aconselhou.
DJ Teco atua nessa área a quase 30 anos, já tocou até em Bolívia e em outros estados do Brasil. Além de casas noturnas, ele toca em casamentos, festas de aniversários, inaugurações de lojas e vários outros eventos.
Para conhecer mais o trabalho do DJ Teco, acesse suas redes socias como: Instagram, Facebook e Youtube com o endereço: @djtecooficial.
Parabéns a todos os DJs!