A secretária de comunicação Laice Souza comenta como é ser a primeira mulher a assumir essa pasta
Uma mulher frente à Secretaria de Comunicação de Mato Grosso, Laice Souza, que atua no jornalismo há 20 anos e também é advogada atuante na área de assessoria jurídica. Ela é a primeira mulher a assumir essa pasta, sendo que antes era adjunta, responsável pela coordenação do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.
Souza mencionou a honra e a responsabilidade, que é ser responsável por esta secretaria, visto que a comunicação do Estado requer toda sua atenção e cuidado. “É uma grande honra e também uma grande responsabilidade, porque em um cargo de visibilidade como esse nos tornamos uma vitrine em que todos julgam nossas atitudes e ações”, destacou.
Ela afirmou o quanto prioriza a transparência e a ética em seu trabalho, pois deseja ser um exemplo a ser seguido para sua filha. Souza relembrou um pouco de sua trajetória profissional e o quanto seus pais foram fundamentais para conseguir realizar seus objetivos.
A secretária agradeceu o apoio e a confiança do governador Mauro Mendes e da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, pela oportunidade e confiança ao indicá-la como secretária de comunicação.
A respeito de sua formação em direito e o quanto esse curso a ajuda na secretaria, ela relatou: “O conhecimento jurídico foi muito importante, principalmente, para atuar no setor administrativo, nos contratos e processos da secretaria. Além disso, me deu expertise para entender decisões e processos judiciais, que precisamos divulgar ou mesmo responder em alguns casos na administração pública”.
Contudo, ela detalhou os problemas mais frequentes em seu cargo, que são as informações espontâneas, a tão famosa “fake news”, a qual necessita estar sempre atenda ao que está sendo noticiado e preparada para esclarecer eventuais notícias falsas.
“O grande desafio da comunicação hoje é lidar com informação instantânea e fake news, que associam principalmente as redes sociais. Por isso, buscamos ter sempre respostas ágeis com informação correta e transparente”, explicou.
Souza ressaltou que apesar de seus 20 anos de experiencia em jornalismo e de sua formação em direito, ela se deparou com uma “novidade” em forma de aprendizado, que foi precisar conhecer mais sobre publicidade institucional.
“O que é um grande desafio, mas que está sendo superado, alinhado ao entendimento do governador Mauro Mendes, em parceria com as agências de publicidade que prestam serviços ao Estado e na área da administração pública, pois não era um assunto corriqueiro na profissão”, explicou.
A secretária de comunicação citou alguns de seus projetos, que é tornar o conteúdo oficial na internet e nas redes sociais cada vez mais atrativo ao cidadão, para que ele faça do Governo uma fonte na busca das informações. “Essa é uma meta que trabalhamos todos os dias para alcançar, uma vez que o desafio é fazer com que o cidadão receba a informação correta, principalmente em tempo de fake News”, detalhou.
Ressaltou que o cidadão está propenso a ser informado por fake news e destacou que seu trabalho é mostrar tudo que o governador Mauro Mendes faz em prol da sociedade. Acrescentou o quanto conta com uma equipe capacitada que a ajuda na divulgação de informações para a população mato-grossense.
Ela explicou que sempre teve respeito pela informação, ética e por isso, em 1995, optou pelo curso de jornalismo, porque sempre buscou a verdade dos fatos e a credibilidade.
“Só tenho a agradecer por tudo que já aprendi e pelo que ainda virá, pois como jornalista, estou em constante aprendizado e é isso que me faz seguir sempre em frente nessa carreira”, disse a primeira secretária de comunicação de Mato Grosso, Laice Souza.