Novo estudo mostra que lacuna interna de conhecimento em inteligência artificial deve impactar os empregadores no próximo ano

O relatório “Índice de Competências de 2023”, do Business Talent Group, nos Estados Unidos, descobriu dados impressionantes sobre inteligência artificial e seu uso no trabalho atual. Ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina continuam sendo habilidades exigidas – com ciência de dados e aprendizado de máquina com demanda 100% maior em comparação com anos anteriores. E prevê-se que vai continuar assim à medida que as ferramentas de IA (inteligência artificial) continuam a ser implementadas.

Embora a procura esteja em alta, um ano após o lançamento do ChatGPT, aproximadamente 71% dos empregadores ainda enfrentam desafios devido à falta de conhecimentos internos sobre como utilizar eficazmente a inteligência artificial, especificamente a IA generativa, como parte do seu fluxo de trabalho não-técnico. Ou seja, do trabalho intelectual.

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Alguns dos principais desafios destacados pelo relatório incluem a falta de clareza quanto às regulamentações de IA, pouca compreensão entre as equipes de liderança sênior, preocupações relacionadas à proteção e segurança de dados, estar muito ocupado com outros assuntos importantes e, finalmente, falta de compreensão sobre onde a IA pode ser melhor aplicada.

Isto representa um desafio significativo no que diz respeito à integração da IA ​​e aponta que as previsões do Fórum Econômico Mundial de que a IA generativa impulsionará a economia norte-americana em até US$ 14,4 biliões podem ter o seu progresso retardado devido ao conhecimento limitado.

Torne-se consciente da IA
O primeiro passo a tomar é que as principais partes interessadas, internas e parceiros de negócios, desenvolvam a consciência da IA ​​e das suas capacidades por meio de formação. Todos precisam entender sobre como ela pode melhorar a tomada de decisões, previsões, análises e fluxos de trabalho diários. Com esse conhecimento, os líderes podem ser capacitados para fazer as escolhas certas para suas organizações.

Trabalhe com consultores
Outra solução simples seria recorrer a consultores externos de IA especialistas no assunto e cuja experiência esteja relacionada especificamente com a ética e os regulamentos da IA, com a proteção e segurança de dados. Estes consultores poderiam trabalhar em colaboração com os empregadores para os aconselhar sobre como integrar a IA no seu trabalho sem comprometer os dados ou a confiança.

Grupos focais de IA
Outra abordagem de longo prazo que pode ser mais adequada para alguns empregadores seria contratar alguém para supervisionar a gestão de mudanças em inteligência artificial ou ter um grupo focal de IA. Embora o conceito seja relativamente novo, este tipo de gestão de mudanças pode revelar-se eficaz na implementação da inteligência artificial, departamento a departamento, até que todos utilizem ferramentas de IA para aumentar a sua produtividade.

Você pode considerar a execução de projetos piloto para testar a experiência e a aceitação do usuário antes de implementá-los em toda a empresa e coletar esse feedback para avaliar quais ferramentas são melhores para você e para os objetivos da sua organização. Depois de fazer isso, você poderá trabalhar no dimensionamento gradual e na coleta de feedback para cada grupo de usuários.

Treinamento em todos os níveis
Outro passo importante é fornecer formação extensiva aos funcionários de todos os níveis, desde a liderança sénior até aos gestores intermediários e ao nível inicial, sobre como implementar a IA e estabelecer diretrizes éticas sobre suas capacidades.

A adoção e integração da inteligência artifical ​​deve ser uma prioridade máxima para os empregadores. Se não for agora, será quando seus concorrentes ganharem vantagem e roubarem seus talentos e seus clientes. Além de que, se bem usada, pode libertar os funcionários para empreendimentos mais criativos e melhorar a saúde mental e o bem-estar por meio da redução do trabalho.

Quem sabe isso poderá resultar na tão esperada semana de trabalho de quatro dias?

*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a geração Z e os millenials.

(Traduzido por Fabiana Corrêa)

Fonte: Forbes