Muitos associam o 5G à velocidade: downloads mais rápidos, navegação mais fluida nas redes sociais e streaming de vídeo sem interrupções. Mas o 5G vai além das telecomunicações e da velocidade da internet. No Brasil, muito tem se falado sobre os benefícios do 5G para a agricultura. Mas outros setores também podem se beneficiar dessa tecnologia.
Manufatura: a transformação está a caminho
O 5G pode revolucionar a manufatura ao proporcionar uma conectividade sem precedentes. Ele suporta o uso de máquinas inteligentes, criando fábricas eficientes e de alta produção. No Brasil, onde a manufatura tem grande peso no PIB, a adoção de práticas da Indústria 4.0 pode alavancar esse setor.
De acordo com Luiz Tonisi, presidente da fabricante de chips Qualcomm para a América Latina, o 5G terá um impacto em todas as camadas da sociedade e sua chegada representa uma grande mudança para a economia do país, e por conseguinte, para a vida das pessoas.
Tonisi afirma ainda que tantas mudanças são possibilitadas pois o 5G foi projetado com a nuvem em mente, facilitando o espalhamento de suas aplicações ao longo dos mais diversos setores – iniciativas como iluminação inteligente, controle de robôs e outras máquinas em um ambiente industrial, por exemplo.
Logística e transporte: a estrada para a eficiência
Dada a vastidão do território brasileiro, um sistema eficaz de logística e transporte é crucial para a prosperidade econômica. É exatamente nesse tocante que o 5G pode fazer uma grande diferença ao melhorar de maneira significante o sistema atual ao aprimorar o monitoramento/rastreio em tempo real, habilitando uma manutenção preditiva mais eficaz, além da possibilidade de uso de veículos autônomos, com cada vez mais desenvolvimentos relacionados à infraestrutura, o Brasil em breve poderá ter estradas mais seguras e cadeias de suprimentos mais eficazes, criando uma combinação perfeita, favorecendo o desenvolvimento de uma ampla variedade de setores, incluindo a agricultura.
O 5G é capaz de conduzir tais mudanças ao facilitar a comunicação entre veículos e demais dispositivos em tempo real, por meio daquilo que se convencionou chamar de Internet das Coisas (tradução livre para Internet of Things, do inglês).
Saúde: pulso de inovação
Na saúde, o 5G pode melhorar a experiência do paciente com diagnósticos remotos e telessaúde. O Brasil, um país de vasta extensão, enfrenta o desafio de levar saúde de qualidade a áreas remotas. Aqui, o 5G pode ser a solução, com sua alta velocidade e baixa latência, revolucionando a telemedicina e a prestação de serviços de saúde.
No setor energético, o Brasil, rico em energia renovável, pode utilizar o 5G. Com comunicação e análise de dados em tempo real, o 5G pode melhorar a eficiência da rede, promover a manutenção preventiva, integrar fontes renováveis no sistema energético e avançar em rumo à sustentabilidade.
Além dos possíveis impactos positivos relacionados a setores especificados discutidos ao longo do texto, especialistas indicam que o 5G poderá gerar mais de meio milhão de vagas de emprego no país até 2025, o que pode incluir até mesmo o surgimento de novas profissões de forma a suportar a implementação da mais recente tecnologia em internet móvel.
Para concluir, o 5G vai além do impacto no setor agrícola brasileiro. Essa tecnologia tem o potencial de impulsionar melhorias em diversos setores, desde a manufatura até a saúde, logística, energia, dentre outros impactos positivos à sociedade como um todo, o que se estende até mesmo a geração de novos empregos. Embora haja desafios na implementação, os ganhos potenciais parecem compensar o esforço.
Fonte: Ocere