O ChatGPT, da OpenAI, é um sistema que, através da inteligência artificial, consegue responder perguntas com a escrita parecida com a de um humano, feito que chega a preocupar alguns professores que não querem receber trabalhos acadêmicos com o auxílio da plataforma. Porém, com o avanço da ferramenta e as infinitas possibilidades, outras empresas além da OpenAI estão desenvolvendo sistemas para competir com a ferramenta de IA da vez.
Veja alguns deles que ganharam repercussão nos últimos meses.
Chatsonic
O Chatsonic é um chabot desenvolvido pela Writesonic, empresa que possui diversas ferramentas de inteligência artificial, que utiliza a base de dados do Google para elaborar as respostas, coisa que o ChatGPT não consegue fazer pois resgata dados que estão disponíveis na internet até o ano de 2021. O software é direcionado para pessoas que trabalham com e-commerce e mídias sociais, disponibiliza as fontes utilizadas na elaboração das respostas, possui versão premium e a versão gratuita tem um limite de 25 perguntas por dia.
Meta
A Meta também entrou na disputa pela corrida de programas de IA voltados para sistemas de linguagens. A ferramenta LLaMA foi anunciada recentemente pela empresa e pretende auxiliar profissionais no âmbito científico na elaboração de projetos, tanto que, a Meta pretende disponibilizar a plataforma mediante a uma licença comercial para o uso de pesquisadores.
Bard
O Google pretende lançar ainda em 2023 uma ferramenta para competir com o ChatGPT. O Bard é um software que se baseia em informações da internet para fornecer respostas novas, de alta qualidade e que podem ser repassadas facilmente. Atualmente, a empresa disponibilizou a ferramenta para uma fase de testes e aprimoramento com o público.
Bing
A Microsoft anunciou uma nova versão do chatbot de inteligência artificial agora na versão para Android e iOS através dos aplicativos Bing e Edge, onde os usuários poderão acessar o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI do modelo Prometheus.
Apple
Até o momento a Apple não entrou na disputa de ferramentas de inteligência artificial publicamente, de acordo com especialistas em tecnologia, a empresa está há anos desenvolvendo produtos que trabalham com IA, mas está esperando o momento certo de anunciar algo surpreendente e que seja melhor comparado aos concorrentes.
Por: Andressa Barbosa