Nenhuma empresa é perfeita, nem aquelas que estão fortemente comprometidas com DEI. É mais realista ter como meta a melhoria contínua.
Muitos líderes já percebem o valor de promover uma força de trabalho diversificada. Melhorar as práticas de contratação para eliminar preconceitos e expandir a gama de talentos são os primeiros passos essenciais, mas isso é apenas o começo.
Trazer mais mulheres e pessoas negras para sua empresa é importante, mas também é importante criar um local de trabalho no qual elas queiram permanecer.
Pertencer é ser considerado uma parte vital do todo. Sentir que pertencente àquele lugar é estar em um ambiente que permita que você seja você mesmo. É ser visto, reconhecido e valorizado.
Mas como ter certeza de que estamos criando esse tipo de ambiente no qual amigos e colegas se sentem encorajados a serem eles mesmos? Estes cinco fatores diferenciam as empresas que são boas nisso daquelas que são realmente excelentes:
1. Líderes que celebram as diferenças
Quando os líderes priorizam a valorização e o reconhecimento da diversidade de sua equipe, eles transmitem que todos fazem parte dela e que respeitam cada um, inclusive quem eles são como pessoas, para além do trabalho que realizam na empresa.
OBSERVE COMO VOCÊ ATENDE SEUS FUNCIONÁRIOS, CLIENTES E COMUNIDADES E REFLITA SE ESTÁ DANDO A ELES O QUE REALMENTE PRECISAM.
Seja compartilhando conhecimento detalhado sobre diferentes culturas ou dando espaço para a expressão cultural, a celebração das diferenças é um componente essencial para a adoção de uma cultura corporativa que prioriza todos os aspectos de uma força de trabalho diversificada.
Ouvir os líderes seniores falarem sobre a importância de criar uma cultura de inclusão – e observá-los de fato vivenciando esse valor no dia a dia – é essencial para incentivar a comunidade corporativa em geral a fazer o mesmo.
2. Equipes que olham para a sua empresa com honestidade, sem ignorar os defeitos
Nenhuma empresa é perfeita, mesmo aquelas que estão fortemente comprometidas com as políticas de diversidade, equidade e inclusão. Em vez de buscar a perfeição, é mais realista e eficaz ter como meta a melhoria contínua.
Minha empresa tem se concentrado em promover uma força de trabalho diversificada e inclusiva há quase 30 anos. Atualmente, dois terços dos funcionários são mulheres e quase metade é composta por pessoas não-brancas.
A equipe de liderança e o conselho administrativo também refletem nosso compromisso com a diversidade. Mas sabemos que não podemos descansar diante dos resultados conquistados e estamos sempre buscando maneiras de melhorar.
Reconhecemos que há partes da empresa que são menos diversificadas, especialmente quando se trata de mulheres e pessoas negras ocupando cargos de liderança sênior. Estamos trabalhando para ajudar a reduzir essa lacuna, identificando líderes em potencial e garantindo que eles tenham a orientação, o apoio e outros recursos necessários para crescer em nossa organização.
3. Investimentos que reflitam seus valores
Seja tempo, dinheiro ou outros recursos valiosos, você só investe no que considera importante. As pessoas estão de olho, observando e ouvindo. Em uma pesquisa da SurveyMonkey, 78% dos consumidores afirmam ter tomado uma decisão de compra com base em valores e 55% dizem que é muito mais provável que comprem de uma empresa que compartilhe seus valores.
Também é fundamental observar onde você pode contribuir. Não tente dar conta de tudo. Trabalhe com suas equipes de responsabilidade social para identificar áreas carentes que sua empresa está preparada para atender e ter um impacto particular sobre seus funcionários, clientes e comunidade.
4. Boa escuta e ação fundamentada
Ouvir ativamente é uma habilidade tão básica e, mesmo assim, costuma ser esquecida porque sentimos que precisamos sempre responder. É importante reservar um tempo para observar os funcionários e obter feedback das partes interessadas. Observe como você atende seus funcionários, clientes e comunidades e reflita se está dando a eles o que realmente precisam.
OUVIR OS LÍDERES FALAREM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UMA CULTURA DE INCLUSÃO É ESSENCIAL PARA INCENTIVAR A COMUNIDADE A FAZER O MESMO.
Pegue essas informações e use-as para fundamentar as ofertas de benefícios, o desenvolvimento de produtos e a estratégia geral de negócios. Isso mostra que você não só está prestando atenção, mas também está priorizando as necessidades de um grupo diversificado de pessoas que mantêm a empresa funcionando.
5. Ampliação das diferentes vozes
Muitas vezes, as pessoas aprendem melhor ao se engajarem em oportunidades lideradas por colegas e mentores que representam perspectivas diversas e com quem podem compartilhar experiências pessoais.
Pontos de contato regulares, como eventos promovidos para conversas abertas, reuniões com líderes seniores, grupos de apoio para funcionários e oportunidades de voluntariado são excelentes maneiras de criar um espaço onde as pessoas possam interagir com os líderes, entre si e com suas comunidades.
Sabemos que ações valem mais que mil palavras. Priorize uma transformação na força de trabalho, fazendo com que ela seja o que você é como organização, em vez de encarar isso tudo como algo passageiro.
Isso mostra que você está comprometido em incorporar a diversidade em todos os aspectos da empresa, o que, por sua vez, permite que os funcionários sintam que pertencem a ela e querem que a empresa prospere.
Texto: KEYLA CABRET-LEWIS