sábado,30 novembro, 2024

5 áreas que digitalizaram serviços e mais contratam profissionais tech em 2023

A pandemia de covid-19 acelerou a transformação digital em todos os setores da indústria, que se viram obrigados a se adaptar ao ambiente virtual para sobreviver às restrições dos últimos anos. Dessa maneira, cresceu a demanda por profissionais da área tecnológica, tornando-os fundamentais nos mais diversos tipos de empresa, desde o segmento de finanças até saúde — segmentos que não nasceram tradicionalmente nos meios digitais e que vêm procurando mais profissionais tech nos últimos anos.

Dados da Sirius Educação, instituição de Ensino Superior especializada em formação na área de Ciência de Dados, revelam que os alunos formados nos cursos são selecionados para todos os tipos de empresa, que estão sempre em busca de expertises inovadoras. Para Arnóbio Morelix, cofundador e CEO da escola, a digitalização abrange processos comuns a todos os segmentos.

“As empresas que não estão se atualizando, estão ficando para trás. Por isso, além de existirem muitas oportunidades, os profissionais estão entrando em negócios que pensam a longo prazo e costumam oferecer bons planos de carreira”, explica Morelix.

O executivo ainda destaca que a Ciência de Dados é a base para qualquer atuação no setor tecnológico, visto que é fundamental para o uso apropriado de dados, desde a coleta até a análise, utilizados principalmente na tomada de decisões estratégicas. Segundo levantamentos da The Bridge, os cinco principais segmentos em busca de profissionais da área, são:

5 áreas que digitalizaram serviços e mais contratam profissionais tech em 2023

Os desenvolvedores de software ainda concentram o maior número de vagas, mas a lista traz destaque para profissionais de Ciência de Dados, marketing, experiência do cliente e muito mais. (Imagem: Pexels/Tony Schnagl)

1. Finanças

Outra consequência da pandemia foi a alta adesão de serviços financeiros através de plataformas digitais, tendo o sucesso do Pix e das carteiras digitais como a principal prova. Morelix ressalta a importância do profissional de dados no setor financeiro, que está em franco crescimento, dizendo: “Aqui, a Ciência de Dados é proeminente nas contratações, uma vez que as fintechs lidam com dados sensíveis de seus clientes e precisam ter cuidado extra em todas as decisões internas”.

2. Seguradoras

As insurtechs, do inglês insurance, são empresas especializadas em soluções para a oferta de seguros. A modalidade está em alta e, assim como as fintechs, precisam ter um sistema de segurança avançado ao lidar com dados sensíveis dos clientes. Conforme revela o The Bridge, além dos profissionais de dados, essas empresas focam na experiência do cliente e na agilidade de atendimento.

3. Varejo

Atualmente, o varejo é um dos setores de maior relevância ao redor do mundo, movimentando a economia com o crescimento do e-commerce. Neste setor, os profissionais em foco são os especialistas em lojas virtuais, como desenvolvedores web ou mobile, designers UX e UI, time de automação, marketing digital e muito mais.

4. Logística

O segmento de logística teve que crescer para acompanhar a expansão do e-commerce e o aumento expressivo de entregas — causando problemas para empresas despreparadas. Neste caso, a tecnologia se apresenta indispensável para lidar com controle sobre frotas, rotas e sistemas de transporte e manter o fluxo de entregas de maneira satisfatória.

5. Saúde

A área da saúde utiliza soluções tecnológicas para diagnosticar, aprimorar o atendimento e levar as pesquisas a outro nível. O uso da inteligência artificial (IA) se destaca pelas inúmeras possibilidades de identificação de padrões, evolução de doenças e auxílio a tratamentos preventivos. Outro recurso essencial é o Big Data, visto que os dados são a base da pesquisa científica e o desenvolvimento de novos tratamentos.

Por fim, Morelix conclui que cada setor tem suas demandas, mas que os profissionais de tecnologia são requisitados em todos. “A tecnologia tende a dominar cada vez mais processos, e o público da maioria dos segmentos tem se adaptado bem com inovações até agora. As empresas que estão entendendo isso têm muitas chances de crescimento, e suas equipes crescem junto”, conclui o executivo.

Por:  Giovana Pignati 

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados