sexta-feira,22 novembro, 2024

5 aplicações da Inteligência Artificial à estratégia de marketing

A Inteligência Artificial (IA) tem múltiplas aplicações. Se pensarmos na sua capacidade de automatizar processos e recolher informação ela é fundamental hoje para a área de marketing das empresas. Desde o nível criativo, processual e analítico ela pode elevar capacidades e ganhos.

A Konecta, especializada em soluções de Customer Experience, recentemente abordou o tema de IA para o Marketing trazendo 5 grandes pilares para uma estratégia de sucesso em marketing com a aplicação dessa tecnologia. Vamos a elas:

1. Dados e comportamentos

Básico, e cada vez mais essencial. Graças a tecnologias integradas no ecossistema da Inteligência Artificial, tais como Big Data e Machine Learning, é possível hoje obter uma multiplicidade de dados sobre clientes. Isto permite às empresas personalizar as suas ofertas e serviços, antecipar as necessidades desses clientes com mensagens personalizadas e, claro, aumentar o ROI da área.

Ainda sobre dados e comportamentos, o CRM e a análise preditiva também são pontos muito importantes para o marketing. Sua gestão permite o agrupamento e o compartilhamento de conhecimentos dos clientes entre diferentes áreas da empresa. Com o avanço da IA, vemos que essa análise, essa micro-segmentação – importantes para o marketing – poderão atingir um grau de desenvolvimento ainda maior.

Hoje, percebemos que buscadores na internet já estão cada vez mais inteligentes sobre as palavras que escrevemos em seus campos de busca. Agora, imagine isto aplicado à compreensão de qualquer outro domínio comportamental do utilizador por meio da captura de diferentes dados através de tecnologias baseada em Inteligência Artificial?

2. Chatbots

Fato: os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas. De websites a aplicativos até redes sociais. O mais famoso no momento é o ChatGPT. Embora nos próximos anos vejamos uma melhoria qualitativa na comunicação das Inteligências Artificiais com os humanos, a Konecta avalia que é essencial compreender que em muitas ocasiões a assistência humana será absolutamente necessária no atendimento ao cliente.

A rapidez no processo é também necessária. E sem dúvida, nesse quesito, a Inteligência Artificial poderá encurtar distâncias dentro da jornada do cliente com um atendimento robotizado, ou que o leve até um atendimento humano quando necessário.

‍3. Geração de conteúdo com IA

‍Esta é talvez uma das características em IA mais controversas dos últimos tempos. Usando Processamento de Linguagem Natural (PNL), estes novos modelos de IA são capazes de gerar conteúdo de uma forma muito semelhante à que um humano faria.

Novamente o modelo de linguagem GPT-3 da Open AI é o mais popular neste momento. É alimentado por milhares de informações que agregam (ou aspiram a) todo o conhecimento humano e criam conexões, e mais informações, a partir de quem o utiliza.

4. Reconhecimento de objetos IA

‍Outro ponto nessa evolução da IA é a sua aplicação para o reconhecimento. Já vivenciamos o reconhecimento fácil, de áudio, QRCodes e de objetos com nossos smartphones. Mas com a IA, agora essa função é capaz de atribuir aos objetos as suas respectivas identidades e rostos. Como também é capaz de inferir uma multiplicidade de dados a partir de características e gestos. Por exemplo, o Facebook já sabe há um bom tempo quem são os nossos amigos para poder etiquetá-los nas nossas fotografias.

Do ponto de vista da estratégia de marketing, o aproveitamento desta tecnologia com os avanços de IA podem ser (novamente) ligado à personalização de mensagens ou ofertas através da sincronização de experiências on e offline, as quais certamente encantariam ainda mais os clientes.

5. Publicidade programática com IA

‍Ponto central dessa análise de IA para o marketing, a publicidade programática é a compra e venda automática de espaço publicitário na web. Milhões de websites ofertam suas páginas para inserção de publicidade, e é através de plataformas programáticas (ou Publicidade em Tempo Real) estes espaços podem ser comprados pelos anunciantes.

Essas compras de espaços são geridas por algoritmos que agora são responsáveis por ajustes e correlacionam a estratégia de compras da marca ao público-alvo. Com a IA, tudo pode ser segmentado de forma mais rápida e mais otimizada. Isto significa uma economia de tempo e uma entrega sem precedentes para o marketing. Uma forma muito mais eficiente de utilizar o orçamento e aumentar o seu ROI.

Por: Marcelo Brandão

Redação
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