Estas são as habilidades mais importantes para enfrentar uma crise, superar o caos e recuperar a calma

Na semana passada, testemunhamos uma série de abalos sísmicos no laboratório de pesquisas OpenAI, incluindo a demissão e o retorno dramáticos de um CEO, a nomeação de uma líder interina no setor de tecnologia, uma revolta dos funcionários para que a diretoria se demitisse e a transferência rápida do ex-CEO demitido para um cargo de liderança na Microsoft – tudo isso em menos de 48 horas.

Foi o suficiente para causar uma convulsão até no devoto de tecnologia mais apaixonado. Mas essa saga (que ainda está se desenrolando) é uma lição objetiva de como a masculinidade tóxica continua a dominar o Vale do Silício e reverbera no tecido de nossa cultura corporativa e nas ferramentas que continuam sendo desenvolvidas.

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Os problemas estruturais relacionados à equidade, ou à ausência dela, são muito evidentes. Já sabemos que as mulheres de todos os setores – não apenas o de tecnologia – são excluídas da liderança.

Uma pesquisa recente revelou 30 características e qualidades diferentes da identidade de uma mulher, desde sotaque até raça, residência e posição ocupacional, que se tornaram motivos de discriminação, criando barreiras para o sucesso das mulheres.

A mensagem clara para elas é que, independentemente do que sejam, elas “nunca serão a pessoa certa.” Esse é apenas mais um motivo pelo qual tantos homens incompetentes se tornam líderes.

O mandato de Mira Murati como CEO durou menos de 48 horas, e por isso não há como saber que tipo de líder ela teria sido. Mas, embora bons profissionais geralmente sejam promovidos a cargos de liderança mesmo sem ter boas habilidades de gerenciamento, é possível ser bom em uma área específica e também ter talento para gerenciar e liderar.

COMUNICAÇÃO

Pesquisas complementares revelam que as mulheres são melhores em liderar em situações de crise simplesmente por causa da capacidade de comunicação.

PESQUISA REVELOU 30 CARACTERÍSTICAS DA IDENTIDADE DE UMA MULHER QUE SE TORNARAM MOTIVOS DE DISCRIMINAÇÃO.

“As mulheres usam, em média, de 10 mil a 20 mil palavras por dia, enquanto os homens usam de cinco mil a 10 mil. Sabendo que a comunicação é uma das habilidades mais importantes para mitigar uma crise em um primeiro momento, é fácil compreender por que os líderes que se comunicam mais podem ter uma vantagem”, aponta a engenheira de software e redatora técnica Nahla Davies.

Alexa von Tobel, fundadora da Inspired Capital, observa que a comunicação é uma habilidade crucial de liderança, especialmente em tempos de crise. Isso vale para fazer alterações conforme necessário e encerrar um ciclo.

“Sim, você precisa resolver o problema principal. Mas a comunicação pode ajudar a fazer com que todos se sintam incluídos em sua jornada e lhes dar a confiança de que você tem a situação sob controle”, afirma.

APRENDIZADO CONTÍNUO

Também sabemos que mulheres encarregadas da liderança durante crises, muitas vezes, recebem uma tarefa impossível: tentar recuperar um navio que está afundando. Esse cenário de desastre iminente tem atormentado muitas CEOs mulheres (como Meg Whitman, da HP, e Marissa Mayer, do Yahoo).

A LIDERANÇA EM SITUAÇÕES DE CRISE EXIGE UM NÍVEL DE CRIATIVIDADE QUE PODE SER DIFÍCIL ATÉ NOS MELHORES MOMENTOS.

À primeira vista, parece que qualquer líder, de qualquer gênero, relutaria em assumir grandes riscos até que as coisas se estabilizassem. Mas isso muitas vezes é um erro, de acordo com Kimberly King, da Hitachi Vantara.

“Cultive uma cultura de aprendizado contínuo, em que cada contratempo se torne uma peça-chave de sua experiência. Aproveite esses momentos cruciais para refinar suas estratégias, aprimorar sua capacidade de tomar decisões e cultivar a inteligência emocional.” 

CRIATIVIDADE

A liderança em situações de crise exige um nível de criatividade que pode ser difícil até nos melhores momentos. No entanto, como diz o , “Se você quiser que sua empresa sobreviva e prospere, é fundamental ser um líder de mente aberta, que se adapte rapidamente às mudanças. E não é só isso: Você tem que inspirar sua equipe a fazer o mesmo”, diz James Burstall, CEO da produtora de TV Argonon.

CONFIANÇA

É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas, quando o caos e a incerteza estão presentes, é importante medir o estado de suas equipes com a maior frequência possível, aconselham Henrique Dubugras e Neal Narayani, da Brex.

“Faça pesquisas com seu time regularmente para pedir feedback, alterne conforme necessário e seja totalmente transparente nos processos de tomada de decisão”, dizem eles. “Se você estabelecer uma base de confiança, sua equipe o apoiará.”

Por falar em confiança, é absolutamente fundamental para a saúde e o futuro de uma empresa garantir que os líderes e os membros da equipe confiem uns nos outros.

“Os líderes que entendem como os vaivéns e oscilações da vida se relacionam com os desafios e sucessos da empresa serão aqueles que saberão exatamente quando abrir mão do controle e confiar em seus funcionários – o que impulsiona o sucesso” aponta Yamin Durrani, CEO da empresa de soluções de segurança Kami Vision.

Texto: Lydia Dishman