sexta-feira,20 setembro, 2024

4 ferramentas de inteligência artificial para o trabalho que ajudam em tarefas do dia a dia

Na era do ChatGPT, a maioria dos softwares voltados para empresas desenvolveu recursos de inteligência artificial capazes de atuar como assistentes pessoais para os funcionários, com o objetivo de simplificar a execução de atividades. Ferramentas do Google, Microsoft, Slack, Zoom e Grammarly podem resumir e explicar textos, produzir cópias, redigir e-mails, gerar principais apontamentos de reuniões por videochamadas, criar agendas e até mesmo analisar dados de planilhas.

O portal de notícias Marshable criou uma lista das principais ferramentas de IA generativas que já estão disponíveis ao público ou que serão lançadas em breve. Para usá-las no trabalho, é necessário conhecer as políticas da sua empresa sobre o uso de aplicativos de terceiros e sua postura em relação à IA em geral.

  1. Copilot, do Microsoft 365
    O Copilot é alimentado pelo ChatGPT e pode ser utilizado no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams. Com ele, os usuários podem usar a IA generativa para redigir texto no Word, criar apresentações de slides no PowerPoint a partir de um prompt simples e analisar dados no Excel para gerar tabelas e gráficos. No Outlook, o Copilot consegue resumir tópicos de e-mail e redigir e-mails, enquanto, no Teams, ele cria resumos de reuniões em tempo real se você estiver atrasado e precisar recuperar o que perdeu.

O serviço só está disponível para empresas por meio de um programa de pré-visualização pago, limitado aos usuários que receberem convites. A Microsoft planeja liberar o acesso ao público gradualmente, conforme as atualizações para melhoria no sistema chegarem.

  1. Google Duet AI
    Durante a conferência anual Google I/O, a empresa anunciou diversos recursos de inteligência artificial, inclusive para os aplicativos voltados para o trabalho, com um pacote chamado Duet AI . No Gmail e no Docs, os usuários podem clicar no ícone “Ajude-me a escrever” e pedir à ferramenta para redigir textos, incluindo e-mails de trabalho.

No Gmail, o Duet AI pode entender o contexto de um e-mail que você recebeu e indicar respostas mais curtas, elaboradas ou formais. Com o Apresentações Google, a ferramenta tem uma função que cria imagens a partir de um prompt de texto. É possível, por exemplo, pedir algo como: “mulher rindo sozinha e comendo salada”, para ilustrar a apresentação de um seminário sobre alimentação saudável.

  1. Zoom QI
    O Zoom IQ, coleção de ferramentas inteligentes do Zoom, pode resumir reuniões em tempo real, alimentado por um sistema da OpenAI. A ferramenta também disponibiliza um espaço de ideias com prompts de texto em sua ferramenta de quadro branco.

O mecanismo também consegue resumir conversas de bate-papos do Zoom, redigir e-mails com base nas conversas e organizar uma agenda para futuras reuniões sobre o tópico tratado. Estas funções vão estar disponíveis para assinantes pagos e como um teste gratuito nas próximas semanas.

  1. GrammarlyGO
    O Grammarly, aplicativo de correção de texto, possui o GrammarlyGO, ferramenta capaz de gerar texto ou melhorá-lo e ajudá-lo a debater as ideias com prompts simples. A função já está disponível e é gratuita, com um limite de 100 prompts por mês. O Grammarly Business também lançará novos recursos em junho deste ano, com novidades como resumo de e-mail que podem ser integrados ao Gmail e Slack.

Fonte: Época NEGÓCIOS

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