Mais 2.840 quilos de equipamentos eletrônicos foram levados para Cuiabá, onde o material terá uma nova destinação. A campanha de recolhimento de lixo eletrônico é realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Rotary Club.

A inciativa existe desde 2018 e a cada três meses uma carga de resíduos sai do município. Todo o valor arrecadado com a venda é destinado ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, que trata pacientes oncológicos de todo o estado.

Estão na lista materiais como: impressoras, televisores, cabos e fios, controle remoto, computadores, telefones, máquina de contar dinheiro entre outros equipamentos.

Tudo estava armazenado em um contêiner, no Horto Municipal. “Separamos esse material, ele é encaminhado para fora, depois é vendido e parte do dinheiro é destinado ao Hospital de Câncer. Além de ter uma ação totalmente ambiental, onde a gente faz a destinação correta, também cumprimos a parte social, destinando esse recurso para o Hospital de Câncer de MT”, salienta o supervisor técnico e biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A ação faz parte do projeto de gestão de resíduos de Lucas do Rio Verde, permitindo destinação correta de materiais eletrônicos. “A gente tem alguns componentes que são até perigosos dentro do material eletrônico. Então se não destinados adequadamente, eles acabam indo para locais onde não tem o devido tratamento. Com isso, os equipamentos acabam se deteriorando, infiltram no lençol freático e contaminam o solo”, explica o servidor.

Para o Rotary Club, o saldo anual das coletas tem sido positivo. “Nós temos enviado em torno de 30 toneladas de lixo eletrônico por ano para reciclagem. Estamos tirando o que iria para o lixão e assim reciclando e salvando a natureza”, acrescenta José Henrique Hasse, membro do Rotary.