O Programa Agro.Ind, iniciativa de inovação aberta voltada para startups de soluções tecnológicas, está com inscrições abertas para a sua segunda edição. O lançamento, realizado na última quinta-feira (24/10), destacou o papel do programa em conectar os desafios do setor agroindustrial às soluções inovadoras desenvolvidas por startups de todo o Brasil. Promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), por meio do Senai Hub, o Agro.Ind se consolidou como o maior programa de inovação aberta do setor agroindustrial no estado.
A chamada de inovação aberta, que se estende até o dia 25 de novembro, convida startups de base tecnológica de todo Brasil a participar do programa. Podem se inscrever micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais com faturamento anual inferior a R$ 16 milhões e com até 10 anos de existência. A proposta é impulsionar o desenvolvimento de soluções que possam enfrentar os principais desafios apresentados pelas agroindústrias participantes.
Para o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destaca o lançamento da segunda edição do programa de inovação aberta com foco na agroindústria. Ele enfatiza que Mato Grosso já é reconhecido mundialmente por suas capacidades agrícolas e caminha progressivamente para se tornar um estado cada vez mais agroindustrial, com destaque na produção de biocombustíveis e na agenda da economia verde.
A fala do diretor Carlos Braguini reforça o desafio enfrentado pelo estado devido à sua baixa densidade demográfica, sendo a 25ª unidade federativa do Brasil nesse aspecto, e a capital ocupando a 20ª posição entre as capitais. Ele destaca que, apesar desse contexto, o estado lida com uma grande responsabilidade de crescimento e desenvolvimento, especialmente no setor agroindustrial, que enfrenta uma escassez de mão de obra qualificada.
As startups selecionadas terão acesso a um investimento de até R$ 50 mil por projeto, destinado ao desenvolvimento das provas de conceito. Além disso, contarão com suporte tecnológico do IST MT, acesso ao espaço de coworking e salas de reunião no Senai Hub, o que facilitará a troca de conhecimentos e a colaboração com as agroindústrias participantes.
Durante o evento, o palestrante Bruno Stefani, especialista em inovação e ex-diretor global de inovação da AMBEV, abordou a importância da ambidestria nas empresas – a capacidade de equilibrar a eficiência no presente com a construção do futuro. “A ambidestria, que é como começamos a pensar mais no presente, entregando eficiência agora, mas também construindo o futuro, talvez se torne a grande habilidade de qualquer profissional. Porque não adianta falarmos apenas de novos negócios, startups, criação. Como é que damos mais lucro? Como é que crescemos mais? Como é que fazemos isso para gerar mais recursos para investirmos na construção do futuro?”.
Ele reforçou a necessidade das empresas se adaptarem às rápidas transformações tecnológicas e mudanças nos comportamentos dos consumidores, sob pena de perderem relevância no mercado.
O Programa Agro.Ind representa um passo significativo no reposicionamento da agroindústria de Mato Grosso, ampliando sua capacidade de se tornar um estado de destaque no setor, com ênfase na produção de biocombustíveis e na agenda de sustentabilidade. As inscrições para o programa estão abertas até 25 de novembro e as startups interessadas podem obter mais informações no edital do Senai Hub.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro clicando AQUI. Para mais detalhes, entre em contato pelo WhatsApp (65) 2121-2821 ou pelo e-mail senaihub@istsenaimt.ind.br.