Vinte e uma startups foram selecionadas para a edição 2023 do Sinergia, programa gratuito que busca aumentar a competitividade e a performance dos negócios inovadores com operação na Amazônia, ou com atuação na região; e também alavancar negócios ao promover conexões relevantes com o mercado, investidores, dinamizadores e outras organizações. Quinze das selecionadas são sediadas em estados da Amazônia Legal, sendo Amazonas e Pará os estados com mais participantes. Nesta edição, o programa contou com mais de 120 inscritos.
“A maioria dos negócios escolhidos atua com cadeias de ingredientes, como fornecedoras de insumos para a indústria ou com produtos direto para o cliente final”, observa Marcos Da-ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI. “Algumas das empresas atuam também com tecnologias para garantir transparência e rastreabilidade nas cadeias da floresta. Todas têm uma estratégia de impacto voltada à geração de valor para a floresta amazônica e as comunidades envolvidas. No Sinergia elas terão a oportunidade de aprofundar suas estratégias de geração de impacto.”
A seleção conta com startups que desenvolvem cosméticos e alimentos naturais a partir de insumos da floresta amazônica, plataforma de gestão com token de governança e registro em blockchain, iniciativa no setor de educação, produtores de acessórios de moda produzidos a partir de biomateriais ou materiais sustentáveis, produtores de móveis e de artefatos de madeira, entre outros.
O período de suporte e acompanhamento começa no dia 14 de agosto, e segue até 30 de novembro. O Sinergia foi estruturado para que as necessidades das empresas estejam no centro do processo: a partir de um diagnóstico, é desenvolvido um plano de ação individual que prioriza as ações conforme gargalos identificados em conjunto com cada empreendedor. Ao longo dos quatro meses do programa, os negócios apoiados participam de capacitações com especialistas em diversas áreas e têm acesso a mentorias individuais com profissionais relevantes de diferentes ecossistemas de negócios e inovação do Brasil.
Parte da Plataforma Jornada Amazônia, projeto que busca criar e fortalecer um pipeline de startups para impulsionar o ecossistema empreendedor da região, o Sinergia é voltado para empresas com CNPJ ativo que estejam no estágio de validação do modelo de negócio, ou em tração. Até o final de 2025, o programa objetiva fortalecer cerca de 100 startups que gerem impacto nos estados da Amazônia Legal e valor para a floresta amazônica. Esta é a terceira edição do Sinergia, que, em 2021 e 2022, já qualificou 30 startups de todos os estados da Amazônia Legal; além de startups com base em outros estados, mas com foco na região amazônica.
A Plataforma Jornada Amazônia é realizada e coordenada pela Fundação CERTI, com a coparticipação e investimentos de Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. O projeto faz parte da Jornada Amazônia, iniciativa correalizada pelo Instituto CERTI Amazônia, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da bioeconomia na região e de todo o ecossistema de inovação necessário para que essa economia ganhe escala e se torne competitiva. Até 2025, a Plataforma pretende mobilizar mais de 20 mil talentos empreendedores, além de contribuir para a criação de 200 startups, a qualificação de 100 empresas, e investimento nas 30 startups mais inovadoras.
Startups selecionadas para o Sinergia 2023:
- Btracer
- Amazon Artesanal
- Apoena Agroindústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Silvestres da Amazônia LTDA
- Igapo Alimentos
- Ju Carepa Confeitaria
- Mazô Maná
- Mombora
- Nuu Alimentos
- Selva e Paz
- Pupti Amazon Art
- Mahá Biocosméticos
- Toque Amazônico LTDA
- Urucuna Cosméticos e Artesanatos LTDA
- Academia Amazônia Ensina
- Hylaea Ibogaína Amazônica
- Ligna
- Apoena Industrial LTDA
- Bossapack Com. de Bolsas e Mochilas LTDA-EPP
- Yara Couro
- Certificação Molecular em Peixes Comerciais da Amazônia
- Barco Voador Engenharia e Desenvolvimento LTDA