O lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, promoveu uma corrida entre empresas, startups, Big Techs e usuários ávidos em conhecer as possibilidades de uso da inteligência artificial em chatbots. Números divulgados pelo site de análises Apptopia confirma esse salto ao registrar mais de 150 novos programas do gênero em diferentes lojas de aplicativos.
De acordo com o Apptopia, apenas de janeiro a março deste ano foram publicados 158 app com alguma variação do termo “AI chatbot” ou “AI chat” no nome ou na descrição — um crescimento de 1.480% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Na média, é mais de um programa lançado por dia em 2023.
Alta procura por chatbots com IA
Os dados refletem o alto interesse que o ChatGPT despertou no público — tendo alcançado 100 milhões de usuários em apenas dois meses —, mas também como outros desenvolvedores utilizaram de APIs e código aberto de chatbots com IA para aplicar e monetizar com produtos derivados.
Número de chatbots adicionados nas lojas de aplicativos
O gráfico abaixo evidencia como a tecnologia de IA em aplicativos vinha sendo aplicada desde janeiro 2020 com certa moderação e como há um salto no uso dos termos “chatbots” e “IA chats” em apps adicionados às lojas de aplicativos depois de novembro de 2022.
Número de downloads e compras no app
Em relação ao número de downloads de apps com tecnologias de chat com IA, o crescimento ano a ano foi de 1.506%. Em março, foram mais 20 milhões de downloads — um mês depois, portanto, da integração do ChatGPT ao Bing. O navegador da Microsoft tem uma taxa diária de instalação até 1.000% maior desde fevereiro.
O Apptopia nota que o top 10 dos apps de chatbots respondem por 52% do total de downloads dessa categoria e 72% da receita por compras dentro dos aplicativos. Alguns apps limitam o número de comandos e respostas para solicitar uma assinatura ou um pagamento para realizar atividades extras.
A expectativa é que essas tendências de crescimento continuem nos próximos meses de 2023 com a aplicação de IA conversacional em novos produtos, tanto por parte de startups quanto de big techs. O Google, por exemplo, prepara uma ferramenta de IA para gerar vídeos com base em texto e um programa para criar campanhas de publicidade. Definitivamente, 2023 parece ser o ano das IAs generativas.
Fonte: Canal Tech