sexta-feira,22 novembro, 2024

1º resultado de busca por Edward Hopper no Google mostrava obra gerada por IA

Uma das primeiras obras exibidas no Google ao se buscar pelo artista estadunidense Edward Hopper não foi produzida por ele, mas, sim, por uma inteligência artificial. A arte imita o estilo do ator ao retratar uma moça olhando pela janela e pode enganar muitos usuários numa pesquisa rápida pela internet.

A figura indexada no Google jamais foi produzida por Hopper e estava disponível na plataforma Creative Fabrica, site dedicado a exibição de arte — mais recentemente, também criações por IA. A página mostra até quais prompts foram inseridos para gerar a imagem em questão: “uma mulher olhando para fora da janela por Edward Hopper”.

“Agora você pode criar qualquer imagem que imaginar e usá-la em seus projetos de artesanato”, explica o site. “Essas criações são geradas usando inteligência artificial e são todas únicas”, completa.

Apesar de remeter ao estilo artístico de Hopper, a obra não é perfeita. A IA não conseguiu reproduzir as mãos com perfeição e, de certa forma, apresenta detalhes incomuns às pinturas do artista norte-americano. Contudo, numa olhada rápida de um usuário comum, esses elementos podem passar despercebidos.

O perigo da arte gerada por IA
A exibição da arte gerada por IA exibida entre os resultados de Edward Hopper ressalta um problema: máquinas podem se apropriar de traços de artistas falecidos para criar obras inéditas, quase que “reescrevendo” a história do autor.

Por enquanto, o algoritmo do Google parece não distinguir bem uma arte original de obras feitas por IA. Embora o buscador tente entregar o melhor conteúdo possível, não existem regras rígidas quanto a exibição desse tipo de conteúdo ou seções distintas dentro do buscador para mostrar essas releituras artificiais.

“Nossos sistemas automatizados visam mostrar as imagens mais úteis, de alta qualidade”, pontuou um porta-voz do Google ao site Futurism. “Dada a escala da web aberta, no entanto, é possível que nossos sistemas nem sempre selecionem as melhores imagens, independentemente de como essas imagens são produzidas, geradas por IA ou não”, complementou.

Imagem foi removida do Google
Quando tomou conhecimento do engano, o Google removeu manualmente a arte gerada por IA dos resultado de busca de Hopper — o Canaltech reproduziu o experimento e não encontrou a imagem em questão. Contudo, considerando que há uma infinidade de artistas por aí, esse problema possivelmente acontece com outros.

A discussão sobre arte produzida por IA e a autoria dessas obras é bem profunda, mas é fato que, diante de tantas ferramentas de falsificação, checar a fonte do conteúdo encontrado na internet se torna cada vez mais importante. Com um olhar mais cuidadoso você pode evitar ser enganado por uma figura feita por modelos avançados, como a foto do Papa Francisco vestindo um casaco estiloso.

Fonte: Futurism

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados