Com 134 projetos inscritos, houve aumento de 55,8% na participação de pesquisadores

A 16ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI) foi recorde na inscrição de trabalhos científicos com 134 projetos cadastrados.

Os projetos selecionados serão divulgados na sexta-feira (27.09), pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), organizadora do evento.

As inscrições dos projetos representam um aumento de 55,8% em relação ao ano de 2023, quando foram cadastrados 86 trabalhos. O evento vem crescendo desde 2021.

Entre os 134 projetos inscritos em 2024, os 40 selecionados participarão de exposição presencial. Outros trabalhos escolhidos ainda poderão ser apresentados na forma online. O evento é gratuito e aberto ao público.

Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino técnico e profissionalizante irão apresentar trabalhos científicos divididos em três categorias -Ciências, Engenharias e Economia Criativa.

O Instituto Farmun premiaráo projeto mais pontuado com a temática “Agro” (reflorestamento, economia da água, pecuária sustentável, tecnologia, entre outros) com um notebook.

A MECTI é fruto de uma parceria da Seciteci com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Farmun.

Alunos e professores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a organização da Mostra pelo telefone (65) 9 9981-6942.

A MECTI de 2024 será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, de forma híbrida (online e presencial), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Por Gabriel Vieira, sob supervisão de Téo Meneses* | Seciteci