sexta-feira,22 novembro, 2024

10 cidades brasileiras serão transformadas em Destinos Turísticos Inteligentes; saiba mais!

A pandemia do COVID-19 impactou significativamente o setor turístico e mudou o comportamento dos consumidores. Por isso, tornou-se urgente estabelecer estratégias de reativação do setor turístico e reconstruir modelos de desenvolvimento que considerem o futuro desse mercado. Assim, ações de médio e longo prazo são necessárias.

O projeto em pauta faz parte da parceria estratégica entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para fortalecer e consolidar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em dez destinos turísticos no Brasil.

Dessa forma, a partir de março de 2023, os municípios selecionados para receber o projeto do Sebrae serão transformadas em Destinos Turísticos Inteligentes, o que trará uma série de benefícios, como mais empregos, novas tecnologias e muito mais.

O projeto
Antes de tudo, é importante saber que, a partir de março, duas cidades de cada uma das regiões brasileiras serão selecionadas para iniciar o projeto. Para isso, foram avaliados mais de 70 municípios, e alguns deles se destacaram entre os finalistas. Neles, serão elaborados projetos específicos que melhoram o dia a dia de seus moradores e visitantes.

Entre esses projetos, há a criação de aplicativos locais, seja para o acompanhamento do transporte público ou, até mesmo, pontos com internet gratuita e rápida.

Ana Clévia, analista de competitividade do órgão, afirma que esse processo é inclusivo, sendo planejado e aplicado de forma que respeite a diversidade de todas as regiões do país. Além disso, contará com suporte específico para o turismo que será fomentado nos municípios, o que anima a população local.

Expectativa das concorrentes
Entre as cidades que participaram da seleção, Iúna, no Espírito Santo, é uma das que esperam ser selecionadas. O município já conta com um longo histórico de engajamento em negócios, especialmente no turismo, visto que possui diversas opções de trilhas, cachoeiras e hospedagens. O projeto de inovação permitirá a melhoria da infraestrutura oferecida e o desenvolvimento de uma identidade própria voltada ao setor do turismo.

Além dela, diversas outras aguardam o resultado da disputa, enxergando a oportunidade de crescimento que a inovação poderá trazer.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Fonte: Rotas de Viagem

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados