Pesquisa aponta que empregadores brasileiros estão dispostos a oferecer salários iniciais mais altos para candidatos com conhecimentos e microcredencias em IA

A Coursera (plataforma de cursos a distância) acaba de lançar o Relatório de Impacto das Microcredenciais 2025, baseado em duas pesquisas globais conduzidas entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os estudos reúnem insights de mais de 1.000 empregadores e 1.200 estudantes em dez países: Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, França, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, Tailândia e Turquia.

Um dado chama a atenção: 94% dos empregadores brasileiros estão dispostos a oferecer salários iniciais mais altos a candidatos que possuem microcredenciais (cursos) e habilidades em IA no currículo.

Entre aqueles que já contrataram candidatos com microcredenciais, 98% relataram economia real em custos de treinamento no primeiro ano, com a maioria apontando reduções de até 20%.

GenAI e cibersegurança avançando

Segundo o relatório, o Design de UX surgiu como uma habilidade de alta demanda no Brasil — logo atrás de GenAI Cibersegurança. Além disso, 100% dos empregadores entrevistados já estão utilizando ou explorando contratações baseadas em competências. Muitos destacam a necessidade de estruturas robustas de acreditação para garantir a qualidade consistente.

Marni Baker Stein, diretora de Conteúdo da Coursera, afirma que os empregadores brasileiros estão priorizando GenAI e microcredenciais nas decisões de contratação. “É uma realidade, as microcredenciais estão influenciando decisões de contratação, resultados de empregabilidade e produtividade no local de trabalho.”

Com esse impulso crescente em torno da educação baseada em competências, Stein avalia que o mercado educacional precisa se reestruturar. “Estudantes e empregadores estão sinalizando que as universidades devem acelerar a integração de microcredenciais alinhadas à indústria para garantir que os estudantes se formem preparados para as demandas do mercado de trabalho moderno.”

Insights do Brasil no Relatório de Microcredenciais 2025

  • 95% dos empregadores brasileiros afirmam que as microcredenciais fortalecem a candidatura de um profissional.
  • 97% dos empregadores contrataram pelo menos um profissional com microcredencial no último ano.
  • 98% dos empregadores economizaram em custos de treinamento para contratações de nível inicial com microcredenciais relevantes, sendo que a maioria relatou economias de até 20%.

Por: Marcelo Brandão